Aumente a sua produtividade com a Vista rápida do macOS

Uma das funcionalidades mais práticas do macOS é a Vista rápida. Esta funcionalidade permite a pré-visualização de ficheiros sem que seja necessário ter de os abrir na aplicação designada. Apesar desta funcionalidade já existir desde o Mac OS X Leopard, a mesma tem vindo a ser refinada e integrada com outras funcionalidades nas novas versões do sistema operativo da Apple. A partir do macOS Mojave foram adicionadas mais ferramentas de marcação, para editar ficheiros de uma forma conveniente.

A Vista rápida para além da sua funcionalidade fundamental também permite a partilha dos ficheiros que se encontram a ser visualizados, visualizar múltiplos ficheiros simultaneamente, pré-visualizar em ecrã completo, e fazer edições rápidas.

Vejamos então como utilizar estas funcionalidades:

Para abrir a janela de vista rápida, selecione um ficheiro no Finder e prima a barra de espaço. No topo desta janela são apresentadas opções para visualizar em ecrã completo (esta função encontra-se ao lado do botão Fechar), Abrir com [Aplicação] e botão de partilha. No caso de o ficheiro a ser visualizado se tratar de uma imagem ou vídeo, também será apresentada a função de rodar, que permite corrigir ou alterar a sua orientação. A opção de partilha permite por exemplo, anexar rapidamente o ficheiro a uma nova mensagem iMessage ou de e-mail, ou enviar o mesmo através de AirDrop.

A Vista rápida é também útil para pré-visualizar múltiplos ficheiros. Quando um ficheiro se encontra aberto na vista rápida, basta pressionar as teclas direcionais, para navegar por todos os elementos da pasta em que nos encontramos atualmente. É possível também selecionar múltiplos ficheiros e depois acionar a vista rápida, desta forma é possível pré-visualizar todos os elementos em modo de grelha clicando no botão índice que surge no topo da janela, ou utilizando a combinação de teclas Comando + Enter.

A partir do Mojave tornou-se possível também utilizar as mencionadas ferramentas de marcação, para aceder a estas ferramentas basta clicar na ferramenta Marcação. Esta funcionalidade permite desenhar, anotar imagens, e documentos PDF utilizando setas, formas, e texto. É também possível acrescentar a sua assinatura digital ao documento. Se o ficheiro selecionado se tratar de um vídeo surgirá uma opção para que possa encurtar a duração do mesmo. Para o fazer basta após clicar nesta opção, arrastar as margens delimitadas pelo rebordo amarelo para obter a duração desejada, e, após isso, pressionar o botão OK, em seguida escolha se pretende substituir o ficheiro original ou criar um novo.

*Artigo atualizado pela nossa redação a 10 de fevereiro de 2020. Ano original da publicação: 2018

0 comentários

Leave a Reply