As 10 grandes novidades do novo iOS 10

Cada vez mais a Siri é o software de destaque da Apple, contudo por enquanto o trono ainda está no iOS, o seu sistema operativo mais utilizado. A Apple anunciou hoje o iOS 10, com 10 grandes novidades. Ficou a cabo de Craig Federighi a sua apresentação e a frase que ficou foi “this is the biggest iOS release ever for our users”. Estas mudanças vão desde um ecrã de bloqueio redesenhado e com notificações mais ricas, passando pelas interações com as aplicações e vão até às novas funcionalidades do 3D Touch.

1.”Raise to wake” (Acordar ao levantar)

Esta nova funcionalidade, como o nome sugere acorda o iPhone quando este é levantado mostrando o ecrã bloqueado com as notificações e as atualizações. As novas notificações têm um design renovado e usam ainda mais o 3D Touch.

0199

2. A nova Siri

Como já era de esperar, a Apple disponibilizou um SDK da Siri para programadores. Agora vai ser possível perguntar à Siri coisas como “envia um WeChat para a Maria a dizer que estou cinco minutos atrasado”. Isto abre uma interface do WeChat dentro da Siri onde podemos interagir ainda mais. Algumas das aplicações que já suportam estas interações incluem o Slack, o WeChat, o WhatsApp, a aplicação do Uber, Didi (uma aplicação muito usada na China), o Runtastic, o MapMyRun e o Skype. Para além disto, a Siri entende agora o contexto e faz sugestões baseadas na localização, no calendário, nas informações dos contactos e nas moradas recentes.0213

 3. QuickType

O teclado também sofreu algumas alterações, oferecendo agora também sugestões baseadas na inteligência da Siri. Estas sugestões incluem sugestões de contacto, locais recentes e muito mais.

4. Photos

Também baseado na inteligência artificial da Siri a aplicação de fotos também recebeu uma atualização. A aplicação deteta os objetos e a cena das fotos possibilitando assim pesquisar ainda mais dentro da aplicação. Toda esta inteligência é feita localmente, e este foi um dos pontos que a Apple mais frizou. A aplicação junta agora também as fotos de um determinado momento e faz filmes automaticamente com as fotos e os vídeos. Há também um novo separador apelidado de Memórias que mostra os pontos altos, as pessoas e um mapa de localizações dependendo das suas fotos.

0229

 

5. Apple Maps

A aplicação de Mapas da Apple sofreu um redesign total no iOS. Quem subiu ao palco para apresentar as novidades foi Eddy Cue que frizou o facto de os Mapas agora estarem “muito mais proactivos”. Os Mapas oferecem agora sugestões de restaurantes perto e o modo de navegação foi também redesenhado, mostrando agora informações de trânsito. Se a aplicação detetar muito trânsito no caminho ele calcula uma rota alternativa automaticamente. Para além disto, estas novidades vão também chegar ao CarPlay. A Apple oferece agora também uma API dos Mapas para programadores que podem desenvolver extensões para este, como por exemplo, reservas de restaurantes diretamente na aplicação dos Mapas.

0237

 

6. Apple Music

Como os rumores vinham afirmando, a aplicação de Música foi totalmente redesenhada. Segundo, Eddy Cue esta nova interface faz da música o herói da aplicação. No fundo aparecem agora a Biblioteca de música que  mostra as música disponíveis offline primeiro, um separador For You que para além de ter dentro o Connect oferece ainda sugestões baseadas em hábitos. Outra das grandes novidades foi também a chegada das letras das músicas à aplicação.

0243

 

7. Apple News

A aplicação do Apple News, que ainda não está disponível em Portugal, foi, assim como o Apple Music, totalmente redesenhado. A interface apresenta agora mais semelhanças com a interface do Apple Music, estão disponíveis notificações de notícias de última hora e subscrições

 

8. HomeKit e a nova aplicação Home

A gigante de Cupertino anunciou também uma nova aplicação chamada Home para o iOS 10 onde será possível controlar todos os produtos para uma “casa inteligente” que façam parte do programa HomeKit. Esta nova aplicação permite não só controlar cada dispositivo independentemente como também criar cenários com conjuntos de ações em vários dispositivos.

0254

 

9. Telefone

A aplicação do Telefone sofreu também alterações neste novo iOS. Para além de transcrições do voicemail, onde vai ser possível ler o voicemail em vez de ouvir, a aplicação recebeu também deteção de números de spam feito por aplicações de terceiros.

0257

 

10. Mensagens

A aplicação de Mensagens, que segundo Craig Federighi é a aplicação mais usado iOS recebeu também novidades. Agora há pré-visualização dos endereços enviados através da aplicação, os vídeos podem ser reproduzidos diretamente na aplicação, os emojis são agora até 3 vezes maior, vários tamanhos de letra, mensagens escritas à mão e muito mais.

0287

Para além destas 10 novidades, houve também pequenas atualizações nas Live Photos, a disponibilização do Safari em split-screen para iPad e encriptação end-to-end em todas as aplicações de mensagens. A Apple não disse nada durante a apresentação, mas surgiram algumas aplicações nativas na App Store o que indica que será possível a partir do iOS 10 esconder algumas aplicações nativas.

appsparaiphone

O iOS 10 está disponível a partir de hoje para os programadores, o beta público estará disponível em Julho e será disponibilizado para o resto do público no Outono e nos seguintes dispositivos: iPhone 5 ou superior, iPad 4 e superior, iPad mini ou superior, iPad Air e iPad Pro.

0 comments