Apple disponibiliza novas versões beta do iOS 9, OS X El Capitan e watchOS 2.0

Beta iOS 9 - OSX El Capitan

Foram disponibilizadas novas versões beta para os sistemas operativos, apresentados no último WWDC. Nomeadamente para iOS, WatchOS, OS X El Capitan e ainda XCode 7 para developers.

A nível de WatchOS e OSX El Capitan, as novas versões beta trazem apenas algumas correções de falhas que foram encontradas e reportadas nas versões beta anteriores. No entanto há que destacar algumas ferramentas agora disponibilizadas na nova versão beta do OS X, como por exemplo a de divisão do ecrã com as apps nativas.

A versão beta que está no entanto a dar que falar é mesmo a disponibilizada para iOS 9, onde foi incluída uma funcionalidade para “remover temporariamente apps” durante da instalação do iOS 9.

Isto é, sabemos desde o último WWDC que o iOS 9 é muito mais compacto e menor a nível de tamanho (apenas 2GB) que o atual iOS 8. O que não sabíamos é que durante a instalação do novo OS para dispositivos móveis existe agora a possibilidade de remover temporariamente aplicações instaladas.

Por outras palavras, podemos instalar o iOS 9 mesmo com pouco espaço de armazenamento disponível. Pois o que vai acontecer é que esta desativação temporária vai libertar espaço ocupado pelas aplicações, enquanto é instalado o novo sistema operativo.

iOS9 - Libertar espaço temporárioDepois da instalação do iOS, e dependendo do espaço disponível, podemos reativar as aplicações deixando-as a funcionar como se nada tivesse acontecido. Uma funcionalidade interessante para aqueles que queriam instalar sempre a nova versão do iOS mas que estavam impedidos de o fazer por não terem espaço suficiente.

Veremos o comportamento desta funcionalidade nos dispositivos mais antigos onde há já alguns relatos de que não está a funcionar muito bem. Sendo que são versões beta, muito ainda há a melhorar, e certamente vão melhorar esta.

Mas a nível de iOS não ficamos por aqui. Nesta versão beta já é possível “brincar” com a divisão do ecrã (multitasking). Uma funcionalidade há muito aguardada pelos utilizadores da Apple.

Para os interessados em testar estas versões beta, fica aqui a página sobre o programa Apple Beta Software.

0 comentários