Apple prepara MacBook iOS em resposta ao Chromebook?

Não passam de deambulações, suposições, ou apenas desejos ou alucinações, mas o que é certo é que há quem acredite que a Apple estará a trabalhar num MacBook iOS que servirá de resposta ao Chromebook do Google. A meu ver… é uma daquelas apostas onde nada se ganha nem nada se perde: tanto é possível que sim, como não.

Por um lado, é certo que neste mundo cada vez mais orientado para os tablets e equipamentos mobile, o regresso a um sistema operativo “desktop” muitas vezes deixa-nos frustrados e sem paciência. Aliando-se isso às recentes alterações que os têm tornado cada vez mais próximos dos sistemas mobile, não seria descabido eliminar o intermediário, e passar a usar efectivamente um sistema operativo mobile.

Por outro lado, um MacBook iOS acabaria por ser um “iPad com teclado anexado”… algo que já muitas pessoas utilizam, e que têm a conveniência acrescida de – caso necessário – possam usar o iPad apenas como tablet e largar o teclado. Num MacBook iOS… isso não aconteceria (a não ser que a Apple entre na moda dos modelos “Transformer”).

Será que há realmente mercado para um portátil deste tipo? A Asus parece estar a fazer sucesso com os transformers, ao ponto de muitas outras marcas já terem também avançado com conceitos idênticos. Agora resta saber se a Apple tem a vontade e/ou coragem de fazer o mesmo, ou se pensa que o iOS deverá continuar a ser um espaço livre de teclados, e direccionar os que os querem para os MacBooks tradicionais.

0 comments