Apple pode vir a lançar Mac’s com processadores ARM

Atualmente os computadores da Apple utilizam todos processadores Intel (x86) e os iPad’s, iPhone’s e iPod’s utilizam processadores desenvolvidos pela gigante de Cupertino mas com arquitetura ARM.

Os rumores não são novos mas esta semana voltaram a surgir novos indícios disto.

A imprensa noticiou que os Macs com processadores ARM já estão em desenvolvimento na sede da Apple em Cupertino há algum tempo e a transição só ainda não aconteceu porque o melhor momento para isto acontecer ainda não tinha sido decidido.

Além do OS X baseado em ARM, a Apple já teria alguns computadores a funcionar com esta arquitetura, como um Mac mini equipado com quatro processadores ARM quad-core de 64 bits e um iMac com 8 processadores. Ainda de acordo com a imprensa, pode vir ainda a ser lançado um MacBook Air de 13 polegadas com 8 processadores ARM quad-core e um trackpad redesenhado e maior que o atual.

Resta-nos esperar para ver mas claro que a transição terá pontos a favor e pontos contra. Um dos pontos contra é sem dúvida o facto de o Windows já não poder funcionar em Macs com ferramentas como o BootCamp.

2 comentários

  1. Cleberson da Silva 6 anos atrás

    Prezados, boa tarde!

    Excelente matéria… Mas ficou uma dúvida… Trabalho com tecnologia, mais precisamente com administração de banco de dados e uso Macbook Pro com i7 2.7GHz, 16 GB de memória e um HD SSD 512 para trabalhar. Nele contem uma VM windows 8.1 64 bits, pois alguns software só funcionam em windows. Mas a minha dúvida é: com esse novo modelo de processador da Apple, será possível criar novas VMs com outros sistemas operacionais, como o windows ?

    Grato.

    1. Rogério Moreira
      Rogério Moreira 6 anos atrás

      Olá Cleberson.

      Uma das dúvidas que surgiu foi mesmo essa. E acredito que a Apple esteja também a trabalhar nisso. Há na minha opinião três alternativas:

      1-A Apple fazer incorporar também processadores Intel e fazer-me como que um sistema com ambos os processadores (o que já existe em avançado desenvolvimento) o que permitiria executar também o Windows.

      2-A Microsoft fazer uma parceria com a Apple e lançar uma versão do Windows só para processadores ARM (o que é pareça improvável é uma alternativa.)

      3-A Apple permitir através de uma ferramenta executar o Windows mesmo em processadores ARM, não sei de que modo poderiam fazer isto mas já aconteceu quando mudaram dos antigos processadores para Intel.

      Na minha opinião são estas as três alternativas mas pode ser que haja surpresas.

Leave a Reply