Apple e Google juntas para conter avanço do Covid-19

Apple e Google acabam de anunciar uma parceria histórica para o desenvolvimento de uma nova tecnologia que tem como objetivo ajudar os governos de todo o mundo a travar a propagação do Covid-19. Os utilizadores poderão optar por ativar uma plataforma de rastreamento de contactos baseada em Bluetooth, que o vai alertar se tiver entrado em contacto com algum caso confirmado de Covid-19.

A tecnologia vai ser disponibilizada em dispositivos Android e iOS, começando uma primeira fase de lançamentos já em maio.

Conheça todos os detalhes desta parceria no seguinte comunicado:

Por todo o mundo, governos e autoridades de saúde estão a trabalhar em conjunto para encontrar soluções para a pandemia do COVID-19, de forma a proteger as pessoas e colocar a sociedade em funcionamento novamente. Os desenvolvedores de software estão a contribuir com a elaboração de ferramentas técnicas para ajudar a combater o vírus e salvar vidas. Neste espírito de colaboração, Google e Apple estão a anunciar um esforço conjunto para permitir o uso da tecnologia Bluetooth para ajudar governos e agências de saúde a reduzir a propagação do vírus, com a privacidade e a segurança do utilizador no centro do desenvolvimento.

Como o COVID-19 pode ser transmitido por meio da proximidade de indivíduos afetados, as organizações de saúde pública identificaram o rastreamento de contactos como uma ferramenta valiosa para ajudar a conter a sua disseminação. Várias autoridades de saúde pública, universidades e ONGs de todo o mundo vêm fazendo um trabalho importante para desenvolver a tecnologia de rastreamento de contato opt-in. Para promover essa causa, Apple e Google lançarão uma solução abrangente que inclui APIs (Application Programming Interface) e tecnologia no nível do sistema operativo para auxiliar na ativação do rastreamento de contactos. Dada a necessidade urgente, o plano é implementar esta solução em duas etapas, mantendo fortes proteções à privacidade do utilizador.

Primeiro, em maio, as duas empresas lançarão APIs que permitem a interoperabilidade entre dispositivos Android e iOS usando aplicações de autoridades de saúde pública. Essas aplicações oficiais estarão disponíveis para os utilizadores descarregarem nas suas respectivas lojas de aplicações.

Segundo, nos próximos meses, Apple e Google trabalharão para ativar uma plataforma mais ampla de rastreamento de contactos baseada em Bluetooth, incorporando essa funcionalidade nas plataformas subjacentes. Essa é uma solução mais robusta que uma API e permitiria a participação de mais indivíduos, se eles optarem por participar, além de permitir a interação com um ecossistema mais amplo de aplicações e autoridades governamentais de saúde. Privacidade, transparência e consentimento são de extrema importância neste esforço, e esperamos criar essa funcionalidade em consulta com as partes interessadas. Publicaremos abertamente informações sobre o nosso trabalho para outras pessoas analisarem.

Todos nós da Apple e da Google acreditamos que nunca houve um momento mais importante para trabalharmos juntos para resolver um dos problemas mais prementes do mundo. Por meio da estreita cooperação e colaboração com desenvolvedores, governos e prestadores de serviços de saúde pública, esperamos aproveitar o poder da tecnologia para ajudar os países ao redor do mundo a diminuir a propagação do COVID-19 e acelerar o retorno da vida quotidiana.

0 comentários

Leave a Reply