Apple e a Educação: novas atividades gratuitas nas Apple Stores para aprender a programar

A Apple apresentou os seus novos recursos criados para o ensino de programação através do programa “Everyone Can Code” (Todos podem programar) este estará agora disponível para ainda mais estudantes em todo o mundo (onde existem Apple Stores).

A partir de agora, os clientes podem registar-se para sessões gratuitas “Hour of Code” (Hora de programar), sessões estas que estarão disponíveis em todas as Apple Store existentes nos mais diversos locais do mundo, entre 1 a 14 de dezembro.

Apple Stores terão sessões gratuitas de “Hora de Programar” de 1 a 14 de dezembro.

A empresa introduziu também novos materiais “Swift Coding Club” para ajudar a ensinar programação Swift fora das salas de aula. Esta linguagem de programação de fácil aprendizagem da Apple, é utilizada por programadores profissionais para criar das melhores aplicações existentes. Para ajudar a preparar os estudantes para o mercado de trabalho, a empresa revelou o novo currículo “Advanced Placement” e o desenvolvimento de aplicações com certificação Swift.

Novos recursos ajudam os alunos a aprender a programar dentro e fora da sala de aula.

Today at Apple

Pelo sexto ano consecutivo, a Apple realizará sessões de programação diárias “Hour of Code” no “Today at Apple”, de 1 a 14 de dezembro. O Today at Apple é uma estratégia de loja para providenciar eventos educacionais e culturais regulares aos clientes, sem qualquer custo. Estas sessões proporcionarão oportunidades para que pessoas com os mais diversos níveis de habilidade, possam aprender a programar. Sessões denominadas “Kids Hour” ajudarão os aspirantes a programadores entre os 6 e 12 anos de idade, a explorar a programação com robôs, enquanto aqueles que tenham 12 ou mais, poderão participar em sessões utilizando a aplicação Swift Playgrounds e o iPad para aprender conceitos de programação.

Estas sessões gratuitas “Today at Apple” (apenas disponíveis nas Apple Stores) oferecem a oportunidade de aprender a programar.

Mais formas de introduzir os alunos à programação

Para celebrar a semana de educação em ciências da computação, a Apple criou um novo guia que facilita a criação de uma ”Hour of Code” por forma a ajudar os educadores a organizarem sessões em sala de aula usando a aplicação Swift Playgrounds e outras aplicações do iPad. A Swift Playgrounds está disponível para download gratuito na App Store em 15 idiomas, incluindo inglês, alemão, francês, espanhol, italiano, chinês e japonês, mas infelizmente ainda não está disponível em português.

Para ensinar programação fora da sala de aula, um novo kit “Swift Coding Club” proporciona aos professores, alunos, e mentores, as ferramentas necessárias para iniciarem os seus próprios “clubes” de programação. O novo kit oferece aos alunos com 8 ou mais anos de idade, a possibilidade de colaborarem e desenvolverem protótipos de aplicações.

Um novo kit Swift Coding Club inspira os alunos a aprenderem a programar através de atividades interativas.

Preparando os alunos para o mercado de trabalho

O currículo de desenvolvimento de Aplicações em Swift oferece aos alunos do secundário e universidades as habilidades essenciais de que necessitam para se candidatarem a trabalhos de alta procura e qualificação. No próximo ano letivo, a Apple lançará um curso “AP Computer Science Principles” gratuito, dando aos estudantes do ensino secundário a oportunidade de ganharem créditos Advanced Placement (AP), por terem aprendido o desenvolvimento de aplicações em Swift. O Advanced Placement (AP) é um programa existente nos Estados Unidos e no Canadá criado pelo College Board, que oferece currículos e exames de nível universitário para alunos do ensino secundário.

Os alunos também poderão receber uma certificação com o reconhecimento das suas habilidades em Swift, as ferramentas de programação de aplicações, e os principais componentes das mesmas. Os exames de certificação “App Development with Swift Level 1” são efetuados através dos Centros de Testes Autorizados da Certiport em todo o mundo.

Este programa prepara os alunos para o mercado de trabalho.

A Apple e a Educação

Em 2016, a Apple lançou o programa “Everyone Can Code”, com um currículo abrangente para ajudar alunos no seu percurso, desde o jardim-de-infância à faculdade. Este programa permite a aprendizagem de programação para a resolução de problemas, e a preparação dos alunos para o mercado de trabalho. Com guias e lições para professores, os alunos aprendem o básico sobre o iPad com a aplicação Swift Playgrounds, que utiliza código real para resolver puzzles e controlar personagens. O desenvolvimento de aplicações em Swift ajuda os programadores aspirantes, a criarem as suas primeiras aplicações para iOS.

Segundo a Apple, atualmente, mais de 5.000 escolas, e faculdades em todo o mundo estão a utilizar o currículo “Everyone Can Code.”

O programa “Everyone Can Code” junta-se ao programa “Everyone Can Create” permitindo que professores ajudem a estimular os alunos na sua aprendizagem, ao propiciar a criação de novas habilidades de uma forma divertida. Concebido para ajudar a libertar a criatividade infantil, “Everyone Can Create” ensina a desenvolver e comunicar ideias através do desenho, música, vídeo, e fotos no iPad.

0 comentários