Apple CarPlay: 4 funcionalidades que precisa de conhecer

O CarPlay é um recurso muito útil para quem precisa usufruir de determinadas funcionalidades do iPhone no carro. Conheça algumas funcionalidades interessantes.

A cada atualização o CarPlay funciona melhor e torna-se mais essencial. A integração com os sistemas de infoentretenimento dos veículos é a cada versão mais completa. A maioria das fabricantes de automóveis começa já a disponibilizar a compatibilidade com o CarPlay como um equipamento de série. Aliás começa a ser “obrigatório” na compra de uma nova viatura esta dispor de compatibilidade com o CarPlay.

Habitualmente as principais aplicações usadas são as de mapas, música e podcasts por exemplo. Contudo, é também bastante eficiente na gestão de sms e outros serviços de mensagens.

A seguir vamos apresentar algumas funcionalidades do Apple CarPlay que provavelmente desconhece.

Usar o CarPlay com apps de terceiros

Esta permissão é relativamente recente, especialmente a sua integração com a assistente pessoal Siri. Pode usar apps não Apple no CarPlay como o Google Maps, o Waze ou simplesmente o Spotify, entre outras.

Caso deseje ter a ajuda da Siri, tem que especificar qual a app externa que deseja para determinada função. Caso contrário serão usadas as apps nativas da Apple. Se o seu serviço de streaming de música for o Spotify tem que pedir à Siri para tocar música deste serviço. “Hey Siri, play some music on Spotify”

Já testou a app Mapas da Apple?

A aplicação nativa Mapas está ainda em evolução e longe de estar perfeita. Contudo, como acontece sempre há alguns recursos que vão funcionar melhor com as aplicações nativas.

Melhorias estão prometidas para toda a Europa, isto depois de já estarem em pleno funcionamento nos Estados Unidos. Caso disso são as duas funcionalidades que se seguem.

Pausar áudio em navegação

É frequente a informação áudio de navegação se sobrepor por exemplo ao seu podcast favorito, e nesse caso pode perder uma parte importante do mesmo. Se não gosta de perder pitada da música ou podcast que está a ouvir este pode ser pausado automaticamente. Isto claro se usar a app Mapas.

No seu iPhone, vá a Definições > Mapas > Condução e Navegação e ligue o interruptor de “Pausar áudio falado”.

Sabe sempre onde estacionou o seu carro?

Estacionou o seu carro num parque de estacionamento lotado e agora não sabe onde! Pois bem, quem nunca?

A aplicação Mapas dá uma ajuda e se ativar esta funcionalidade poderá saber sempre onde estacionou o carro. Obviamente desde que estejam reunidas as condições de localização.

Para isso, uma vez mais no seu iPhone, vá a Definições > Mapas e deslize até encontrar “Local de estacionamento”, ligue o interruptor para ativar.

Para este recurso funcionar deverá ter o iPhone conectado ao CarPlay ou ao Bluetooth quando estacionar o veículo.

Responder a mensagens

A app Mensagens está de forma genérica bem implementada no CarPlay. Para a complementar temos a assistente da Apple. A Siri encarregar-se-á de o avisar da receção de uma nova mensagem, de a ler, e melhor de tudo mediante o seu ditado responder.

Claro aqui já vai depender da língua em que esteja configurada a Siri. No meu caso está em inglês, logo não posso responder em português.

Ainda assim, há carros que têm as suas próprias assistentes que funcionam perfeitamente para ler e responder às mensagens, regra geral com eficiência.

Espero que desfrute destas funcionalidades, se quiser ler um comparativo entre o CarPlay e o Android Auto fique atento ao iClub.

0 comentários

Leave a Reply