Apple apresenta novo Mac mini mais poderoso (e mais caro)

A Apple apresentou hoje a tão esperada atualização do Mac mini, e aparentemente, melhorou aquilo que fez com que fãs do Mac mini tivessem ficado desapontados com a versão anterior: O poder de processamento.

Com a introdução dos então novos Mac mini em 2014 a apple tinha deixado de oferecer versões quad-core para passar exclusivamente a uma gama dual-core, isto fez com que profissionais que pretendiam usar o Mac Mini como computador principal tivessem que optar por outras alternativas.
A Apple volta agora a apostar na inclusão de processadores de quatro e até seis núcleos de processamento, tornando-o ideal para um vasto leque de aplicações.

A Apple indica que o novo Mac mini é 5 vezes mais rápido que o modelo anterior, com processadores de 4 e 6 núcleos de oitava geração da Intel, velocidades Turbo Boost de até 4.6GHz e gráficos Intel UHD. O novo Mac mini é indicado pela Apple para edição de fotografia ou de vídeo, criação musical, desenvolvimento de software, e é também indicado para áreas profissionais em que são necessárias transcodificações de vídeo, compilação de código, e performances musicais ao vivo.

O Mac mini dispõe agora de um Chip de segurança T2, este chip dispõe de um controlador com encriptação imediata de dados, o que faz com que tudo o que é armazenado no disco SSD seja totalmente encriptado. A funcionalidade Secure Enclave garante que o software carregado durante o processo de arranque do computador não é modificado. Este chip T2 também tem como característica a transcodificação de vídeo HVEC que é 30 vezes mais rápida, fazendo com que os profissionais possam trabalhar mais rápido e com vídeo de maior resolução.

A nível de conexões, o novo Mac mini possui 4 portas Thunderbolt 3, uma porta HDMI 2.0, Duas portas USB tipo A, jack de áudio, e porta Ethernet Gigabit. Existe agora também a opção de uma conexão ethernet mais rápida de 10Gb, a pensar num uso como servidor.

Este novo Mac mini é também o primeiro a ser totalmente construído a partir de alumínio reciclado, que indicam possuir a mesma resistência e durabilidade, com o mesmo acabamento presente nos restantes produtos Apple.

Principais características:

– Processadores de quatro e seis núcleos de 8.ª geração Intel i3 a i7
– Até 64 GB de memória DDR4 a 2666MHz
– Armazenamento SSD
– 4 portas Thunderbolt 3
– Chip de segurança T2
– Opção Ethernet a 10Gb

Os novos Mac mini já se encontram disponíveis para compra no site da Apple pelo preço de 919€ para o modelo de base quad-core, e 1269€ pelo modelo de 6 núcleos de processamento. Como habitual estes equipamentos também dispõe de configurações adicionais através da escolha de determinados componentes.

0 comentários