Android no iPhone!? Sim, é possível

Instalar o Android no iPhone foi no que uma equipa de programadores esteve a trabalhar nos últimos tempos.

A primeira pergunta que surge, mas qual a utilidade? Já lá vamos.

O iOS é reconhecidamente um software melhor do que o Android. Mais rápido, mais eficiente, mais seguro, menos intrusivo, obviamente que haverá opiniões contrárias e as mesmas são respeitadas.

Não quero com isto dizer que o Android não presta. Longe disso, é um bom sistema, com muitas funcionalidades úteis que faltam ainda ao iOS. Nenhum dos dois é perfeito, mas de entre ambos neste momento prefiro o iOS.

Contudo, a verdade é que o iOS é também um sistema operativo proprietário que só funciona em dispositivos Apple.

O Android no iPhone

Com efeito, esta operação já foi executada no passado mais precisamente à cerca de 10 anos atrás. Assim, à data David Wang, conseguiu colocar em funcionamento o sistema Android no iPhone original e também no iPhone 3G.

Agora uma equipa liderada pelo mesmo Wang, levou a cabo a mesma operação com um iPhone mais recente, neste caso um iPhone 7.

Para isso foi explorada a falha chamada “checkm8 bootrom”, muito sucintamente é uma falha que possibilita o famoso jailbreak em dispositivos com os processadores desde o A5 ao A11, ou seja do iPhone 4s até ao iPhone 11.

A equipa por detrás deste “feito” é a mesma da empresa Correlium, que neste momento é alvo de um processo em tribunal por violação de direitos de criação de software da Apple.

A verdade é que apesar de estarem em falta alguns drivers que possibilitassem o pleno funcionamento de todos os componentes, a “marosca” funcionou.

A reportagem que relatou esta operação é da Forbes e podem ver o vídeo mais abaixo.

Voltando à questão inicial, a utilidade é para nós comuns utilizadores, nenhuma. Todavia, do ponto de vista de quem gosta de tecnologia não deixa de ser informação relevante.

Por fim, chamo a atenção do caro leitor de que o jailbreak é um procedimento não recomendado e pode levar a que o seu iPhone se torne num caro pisa-papéis. Considere-se avisado.

0 comentários

Leave a Reply