8 medidas para garantir uma password segura

Um dos grandes problemas da vida online continua a ser as falhas de segurança através de passwords. O pequeno conjunto de caracteres que dá acesso a tantas e importantes coisas do dia-a-dia digital. Contas bancárias, Finanças, Facebook, App Store, Gmail, Twitter, iCloud são, muito possivelmente, dos sítios mais usados a precisar de password.

Não é um problema novo. Tem persistido desde os tempos primórdios da web e, ainda assim, há quem continue a ter “comportamentos de risco”. Das 25 passwords mais usadas, “password” ganha o primeiro lugar, seguida de “123456” e “qwerty”.

Mas há boas práticas para evitar que as coisas corram pelo pior. Veja-as neste nosso artigo!

O que não fazer

  • Reutilizar passwords. Desta forma, basta alguém hackear uma das suas contas para ter acesso a todas as outras.
  • Usar palavras do dicionário como password. Se o fizer, use várias juntas, pelo menos.
  • Usar substituições de letras por números comuns. C0ns3gu3m l3r 1570? As ferramentas de cracking também.
  • Usar uma password curta. Quanto mais longa, melhor.

O que fazer

  • Usar um sistema de dois factores sempre que possível. Sempre que fizer login através de um dispositivo diferente do habitual, recebe uma SMS ou uma chamada com um código para confirmação.
  • Inventar respostas para as perguntas de segurança. Pense nisto como uma segunda password, mas não se esqueça de tornar as respostas memorizáveis.
  • Investigar a presença online. Uma das formas de alguém conseguir hackear uma conta é através de email e de informações de residência. Tente perceber que dados sobre si estão online.
  • Usar um email único e seguro para recuperações de password. Crie um email que não use para comunicação, sem o seu nome ou username comum, para não ser facilmente descoberto.

Espero que estas dicas lhe sejam úteis! Todo o cuidado é pouco quando nos aventuramos pela internet!!!

*Artigo atualizado pela nossa redação a 6 de março de 2020. Ano original da publicação: 2012

1 comentários

  1. Ivone Costa 8 anos atrás

    Muito útil, obrigada!

Leave a Reply