5 dicas a ter em conta no iPadOS

Uma das melhores notícias que a WWDC 2019 nos trouxe foi sem dúvida a criação de um sistema operativo dedicado ao iPad. Fique então com algumas dicas para tirar mais proveito do iPadOS.

Embora o iPadOS seja ainda muito semelhante ao iOS, devemos considerar este como um primeiro passo para tornar o iPad mais independente e mais um computador pessoal.

Contudo, temos na equipa do iClub alguns exemplos de que um iPad Pro com Smart Keyboard e iPadOS já pode substituir um computador.

Para facilitar a adaptação ao iPadOS vamos então deixar-lhe algumas dicas para que teste outras potencialidades do seu iPad.

Ecrã principal

Com o iPadOS 13 podemos alterar um pouco a configuração do nosso Ecrã principal. Para além da tradicional configuração do iPad podemos reduzir ao tamanho dos ícones das aplicações, permitindo assim adicionar o menu de widgets chamado “Hoje”.

Para alterar esta disposição vá Definições > Ecrã principal e Dock > Manter a vista Hoje no ecrã principal.

Apps lado a lado ou Multitarefa

Poder trabalhar com duas apps abertas ao mesmo tempo no ecrã era umas das funcionalidades mais desejadas pelos utilizadores do iPad. O Split View é assim um dos recursos mais aclamados do iPadOS.

Para isso basta abrir uma app, seguidamente passe o dedo para cima a partir do fundo do ecrã. Surgirá então a Dock. Nesta barra escolha a segunda aplicação desejada, mantenha premida essa app e arraste-a para o ecrã. Adicionalmente pode abrir uma terceira, ou mais aplicações ao mesmo tempo, desta feita em Slide Over (janela flutuante). Para isso basta repetir o mesmo processo na Dock.

App Exposé

Esta funcionalidade tem um funcionamento bastante simples mas permite ver todas as janelas abertas de uma app. Para isso basta tocar no respetivo ícone na Dock. Aqui tocando no “+” presente no canto superior direito do ecrã pode adicionar mais páginas da mesma app.

Fique abaixo com o vídeo explicativo destas funcionalidades.

Teclado flutuante, dividido e escrita QuickPath

É sem dúvida mais uma das boas novidades do iPadOS. A possibilidade de ter um teclado pequeno permite “arrumá-lo” a um lado e escrever com uma só mão por exemplo. Com efeito, para tornar mais prática a utilização do teclado no modo flutuante o iPadOS disponibiliza o QuickPath, que nos permite digitar palavras unicamente arrastando o dedo pelas letras sem o levantar do ecrã. Esta função está apenas disponível em português, inglês, chinês simplificado, espanhol, alemão, francês e italiano.

Mais ainda, também é possível dividir o teclado ao meio, ficando deste modo mais pequeno e acessível à escrita só com os polegares por exemplo. Para escolher um destes modos basta pressionar e segurar o botão que usamos para esconder o teclado, no canto inferior direito do mesmo.

Gestos na edição de texto

Os Gestos podem inicialmente parecer confusos, mas para quem trabalha com o iPad diariamente acabam por se tornar fieis companheiros. Assim, podemos dividir os gestos na edição de texto em duas partes. Os primeiros como atalhos para cortar, copiar e colar. Então aperte com três dedos para copiar, aperte com três dedos duas vezes para cortar e largue para colar.

Os segundos são os gestos para desfazer e refazer, basta então passar três dedos no ecrã para o lado esquerdo para desfazer. Já para refazer arraste os três dedos no ecrã para a direita

Confuso? Veja o vídeo abaixo, são na verdade movimentos intuitivos.

Experimente estas dicas no iPadOS, com toda a certeza vai passar a fazer de algumas delas fieis parceiras do seu dia a dia. Fique atento ao iClub porque mais dicas surgirão em breve.


Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=https://iclub.pt/5-dicas-a-ter-em-conta-ipados/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/iclubpages/public_html/wp-content/themes/abomb/elements/element.php on line 80
0 comentários