12 segredos sobre design explicados por Jony Ive

Jony Ive, vice-presidente de design da Apple deu recentemente uma entrevista/conversa com Deyan Sudjic, diretor do Museu do Design em Londres neste mesmo museu. Os dois falaram de tudo, desde o futuro do design ao trabalho de Jony Ive na gigante de Cupertino mas a parte que chamou mais a atenção foram as dicas que o vice-presidente da Apple deu sobre design. Os 12 segredos sobre design explicados pelo próprio Jony.

É aquilo que faz

“O que fazemos testa o que somos. As pessoas podem sentir cuidado ou podem não o sentir. ”

As grandes ideias começam com conversas

As grandes ideias começam com conversas. Uma pequena mudança no início do processo de design define todo o produto no final. No princípio do processo a ideia é somente uma ideia, frágil e exclusiva. Quando é criado o primeiro protótipo isto muda, passa de algo exclusivo para algo que envolvo pessoas.

Não faça renderização e comece a fazer

“Muitos do designers que entrevistamos não sabem como fazer coisas, porque os workshops nas escolas de design são caros e os computadores são baratos” disse Jony Ive. “É triste que muitos designers não sabem fazer. O software CAD pode fazer com que um mau design pareça bom. É triste saber que são gastos 4 anos em design 3D sem fazer nada. As pessoas que são boas a desenhar e fazer as coisas têm muitas vantagens.

Mantenha a sua equipa pequena

A equipa de Design Industrial da Apple é mais exclusiva que os Illuminati e parte disso é que ninguém abandona o barco. Nos últimos 15 anos, nenhum dos 18 designers saiu, ou seja, a equipa de design da Apple mantém-se intacta há 15 anos.

“Gosto de trabalhar com uma equipa pequena. Há somente 18 designers na equipa e nunca ninguém abandonou.”

Apple_Industrial_Design_team_2014-640x472

A cópia não é um elogio

“Oito anos de trabalho podem ser copiados em seis meses. Um roubo de design é um roubo de tema. Lisonjeiro? Não.”

Rejeite a razão

“Para desenhar algo verdadeiramente novo e inovador tem que rejeitar a razão.”

Fazer os gadgets pequenos é inevitável

“É a a nossa condição humana: quando vê uma nova tecnologia que acha muito boa quer fazê-la mais pequena, mais barata e melhor.”

Gaste tempo no que as pessoas não vão ver

“O interior de um telemóvel é algo que 99% das pessoas não vão ver e é algo que nós gastamos muito tempo a fazer/desenhar.”

Não seja diferente apenas para ser diferente

“Nós não somos diferentes para ser diferentes. A diferença é fácil. Faça rosa e fofo! Melhor é difícil. Fazer alguma coisa diferente normalmente tem uma agenda de marketing e da própria empresa. Aquando as grandes mudanças, faça diferente.

Se não está a falhar é porque não está a tentar

“Não deveriamos ter medo de falhar. Se não estamos a falhar é porque não nos estamos a superar. 80% das coisas no ateliê não vão funcionar. Se algo não é bom o suficiente não faça mais.”

Rejeite mais ideias do que aquelas que aceita

Jony Ive disse “Há em médias 9 ideias que não são aceites por cada uma que funciona.”

Faça bons produtos e o dinheiro irá aparecer

“O nosso objetivo é fazer os melhores produtos que podemos. Não somos ingénuos. Acreditamos que se formos bem sucedidos e fizermos bons produtos as pessoas irão gostar deles. Acreditamos que se as pessoas gostam deles irão compra-los. Nós descobrimos que esta operação é efetiva. Sabemos que estamos a fazer as coisas bem e por isso vamos fazer dinheiro, mas isso é uma consequência.”

0 comentários