WWDC 2013 : Apple apresenta o novo OS X Mavericks

A WWDC 2013 não poderia ter começado da melhor forma, a Keynote de abertura realizada ontem, ficou marcada por várias novidades tanto ao nível de software como de hardware.

Craig Federighi, apresentou a primeira novidade da noite, o novo OSX Mavericks. Um sistema operativo renovado, com novas funcionalidades, muitas delas pedidas pelos próprios utilizadores, maior integração com iCloud e com os respetivos iDevices.

Etiquetas

Mavericks_9

Este conceito é completamente novo e poderá tornar-se bastante útil quando bem usado. As etiquetas permitem de forma extremamente simples, a organização de todo o tipo de documentos, imagens e outros ficheiros.

O iCloud também funcionará com este recurso, permitindo organizar os documentos presentes na nuvem, tornando o sistema ainda mais abrangente.

Separadores no Finder

finder

Esta funcionalidade, há muito requisitada pelos utilizadores, permite uma melhor organização e ainda facilita a partilha de ficheiros entre os diferentes separadores.

Múltiplos Monitores

multipledisplaysmenusO suporte a múltiplos monitores também foi melhorado. O conceito de monitor primário e monitor secundário deixa de existir. A barra de menus e dock, estará presente em todos os monitores da respectiva área de trabalho.

Desta forma, não é mais necessário voltar ao ecrã principal para realizar tarefas rápidas tanto na dock como na barra de menus.

Notificações

Mavericks_7

A Apple aproveita o lançamento do OS X Mavericks, para dar a conhecer um centro de notificações melhorado.

Será possível interagir com as mais variadas notificações, ao receber uma chamada Facetime é possível atender a chamada ou até mesmo rejeitar, responder diretamente a um tweet, a uma mensagem no iMessage, etc.

iCloud Keychain

icloudkeychainpassword

Os dados mais sensíveis nos computadores são as passwords e até as informações dos cartões de crédito. No OS X estas informações são devidamente agrupadas e guardadas com um elevado grau de segurança.

Com iCloud Keychain, estes dados confidenciais, passam a estar disponíveis na nuvem, possibilitando a sua utilização em todos os iDevices.

O preenchimento destes campos no browser, ficam então a cargo do iCloud Keychain, que oferece ainda outro recurso interessante, o aconselhamento de criação de passwords mais complexas e seguras.

Safari

safarisharedlinks

O browser da Apple também teve direito a melhorias, tanto ao nível de performance como de novas funcionalidades.

A barra de Bookmarks, foi atualizada com um novo separador que contém os links partilhados pelos nossos amigos das redes sociais.

Segundo as informações partilhadas na Keynote, o Safari quando usado no OS X Mavericks, é 3.8 vezes melhor que os seus concorrentes.

Calendário

calendarweek

O Calendário recebeu um novo interface, integração com a aplicação Mapas, um pouco à semelhança do que aconteceu com o iOS.

Ibooks

ibooksicloud

O iBooks que até ao momento era restrito ao iOS, passa a estar disponível no OS X Mavericks.

Tal como acontece nos equipamentos com iOS, no OS X será possível retomar uma leitura parada num iPad ou até num iPhone e ainda ver as notas guardadas numa determinada página.

A iBookstore ganha um enorme potencial com esta disponibilização, a quantidade de utilizadores irá aumentar substancialmente assim como as possíveis vendas. Obrigando as editoras a olhar com outros olhos para a loja de livros da Apple. Pode ser que, algumas editoras Portuguesas vejam com outros olhos a disponibilização da versão Ebook dos seus livros.

Mapas

mapsfeatures

Com o lançamento do iOS 6 a Apple abandonou por completo o Google Maps, ao lançar um serviço próprio de Mapas. Como seria de esperar, este serviço passa a estar disponível no OS X Mavericks.

É possível explorar lugares diretamente no computador, planear uma viagem e até enviar os detalhes dessa viagem para os iDevices através do iCloud.

Com este lançamento, surge uma API que permitirá integrar uma série de funcionalidades dos Mapas nas mais variadas aplicações.

O novo OS X Mavericks já está disponível em versão Beta para programadores e estará disponível aos utilizadores no último trimestre do ano.
Tal como aconteceu no Mountain Lion, será disponibilizado apenas online através da Mac App Store. E para já, ainda sem preço definido.

0 comments