WWDC 2012: Novo iOS 6 desvendado

A WWDC é sinónimo de novidades e a edição de 2012 levantou o véu sobre o novo iOS 6, que vai chegar este outono ao iPhone (3GS, 4 e 4S), iPad (2ª e 3ª gerações) e iPod touch (4ª geração). Com novas aplicações e as novas e melhoradas funcionalidades, o iOS 6 pretende simplificar ainda mais as tarefas do dia a dia.

 

Maps – A nova Aplicação de mapas da Apple marca o adeus ao Google Maps

Construída de raiz, esta nova aplicação recorre ao desenho vetorial, o que possibilita gráficos e textos extremamente detalhados, mesmo quando ampliados ao máximo, proporcionando uma navegação suave e fluida.

Tal como outras aplicações de GPS, a nova aplicação Maps conta com navegação Turn-by-Turn, ou seja, conduz o utilizador ao seu destino através de indicações de voz, vistas 3D e informações de trânsito em tempo real.

Com o Flyover, as principais cidades mundiais vão estar disponíveis através de vistas interativas em 3D. Será possível explorar a sua área e os seus principais pontos de interesse em alta resolução.

A integração com a Siri não foi esquecida, e assim basta indicar o destino para que rota mais rápida seja imediatamente calculada.

Passbook – Acabou-se o aglomerado de cartões e papéis na sua carteira

Com esta nova aplicação, os seus cartões de fidelização, os bilhetes de cinema ou passes de transportes públicos estão reunidos num só local, de forma simples e organizada. Para evitar esquecimentos e para que tenha tudo isto sempre à mão, a aplicação pode ser sincronizada de acordo com tempo e o local.

Facebook – A integração com a maior rede social do mundo chegou finalmente

Muitos utilizadores pediam e ansiavam por esta funcionalidade, e a Apple não deixou passar a oportunidade. A partir de agora, será possível publicar fotos diretamente da câmara ou da biblioteca de fotos do seu dispositivo, partilhar a sua localização através do Maps ou anunciar o seu novo recorde através do Game Center. As desculpas para falhar um evento ou a data de aniversário dos seus amigos vão acabar, uma vez que os seus eventos no Facebook bem como as informações dos seus amigos passarão a estar integradas e sincronizadas com o Calendário e os Contactos do novo iOS.

Siri – Chega ao iPad, mas ainda não é desta que surge em Português

Apesar de suportar novas línguas e funcionar em novos países, a língua portuguesa ainda não marca presença nesta nova atualização. Contudo, a nova geração do iPad já conta com a presença da Siri juntamente com novas funcionalidades. Perguntas sobre desportos, informações e reservas de restaurantes e cinemas estarão agora disponíveis. Lançar aplicações será também possível, bem como publicar e atualizar o seu estado no Facebook ou escrever um Tweet, usando apenas a sua voz. Por fim, em parceria com alguns fabricantes de automóveis, a Apple está a trabalhar para integrar a Siri nos controlos por voz dos veículos.

 

Partilha de Fotos – Talvez o início de uma rede social da própria Apple

Primeiro escolha as fotos, depois escolha os amigos, finalmente é só partilhar. Os seus amigos que também usam o iCloud no iOS 6 ou no Mountain Lion no Mac recebem as suas fotos na aplicação Fotos ou no iPhoto. Quem não usar nem uma nem outra, vai poder ainda assim aceder através da web. Será também possível visualizar as suas partilhas na Apple TV, por isso agora os “likes” e os comentários vão surgir mais do que nunca.

FaceTime – Vídeo chamadas em qualquer lugar

Acabaram as restrições. Agora o FaceTime funciona através das redes móveis assim como nas redes Wi-Fi. Mesmo no iPad, vai ser possível efetuar ou receber uma videochamada utilizando o seu número de telemóvel.

Phone – Acabaram as desculpas das chamada perdidas

Nesta nova atualização, ao rejeitar uma chamada vai ser possível de imediato e automaticamente responder com uma mensagem ou colocar um alarme para posteriormente ligar de volta. Esta última funcionalidade, de lembrar para ligar mais tarde, está integrada com funções de localização, o que lhe permitirá ativar o aviso quando deixar o local atual, quando chegar a casa ou ao trabalho. Por fim, se não quiser ser incomodado durante a sua noite de sono, escusa de voltar a colocar o seu iPhone no modo de voo. Basta ativar a função Do Not Disturb e assim suprimir as chamadas e notificações durante um certo período de tempo, (como, por exemplo, depois das 23h durante as noites da semana), bem como restringir as chamadas a determinado grupo de contactos.

Mail – Porque existem e-mails mais importantes que outros

Falhou a leitura de um e-mail do seu chefe, do seu cliente mais rentável ou, talvez, da sua namorada ou do seu namorado. A partir de agora, com a criação de uma Lista VIP, nunca mais precisará de falhar uma destas importantes mensagens. Finalmente, para mais facilmente adicionar anexos às suas mensagens, será possível adicionar uma foto ou um vídeo diretamente a partir do ecrã de composição do seu e-mail.

Safari – As suas tabs em todos os dispositivos

Alguns browsers já suportavam esta função, mas agora a Apple resolveu trazer a partilha das suas abas (tabs) de navegação entre todos os seus dispositivos, permitindo que, quando interromper a sua surfada pela web, a possa retomar noutro local ou noutro dispositivo exatamente no ponto onde a deixou. A sua Reading List passará também a estar disponível mesmo quando não estiver ligado à internet, uma vez que agora o Safari passará a gravar páginas e não apenas ligações, de forma a que possa ler o seu conteúdo mesmo estando off-line.

Acessibilidade – iOS para todos

Pessoas com dificuldades de visão, audição ou mobilidade, não foram esquecidas e assim os pais, professores ou responsáveis poderão configurar o dispositivo de forma a desativar o botão Home ou restringir o toque a certas áreas do ecrã. O VoiceOver, ou seja, o sistema de leitura de conteúdos que ajuda as pessoas com dificuldades visuais, estará agora integrado com os Mapas, e as funções de toque assistido e zoom.
Agora, depois deste enorme portfólio de novidades, resta-nos esperar até ao outono, altura do seu lançamento grátis. Entretanto os programadores já terão acesso, a partir de hoje, ao iOS 6 SDK, de forma a começarem desde já a adaptar e desenvolver aplicações devidamente preparadas para a nova versão do iOS.

0 comentários