WWDC 2012: Mountain Lion chega em julho

A Apple já tinha revelado a nova versão do sistema operativo para Mac no passado mês de fevereiro. E nessa altura ficámos logo a saber que o Mountain Lion passaria a estar ainda mais próximo do iOS, no que a funcionalidades diz respeito.

A grande base desta nova versão está no iCloud, a tecnologia de computação na nuvem da Apple, que sincroniza todas as informações essenciais e documentos entre os dispositivos da marca. Nessa linha, o Mountain Lion passará a incluir várias aplicações individuais que já conhecemos do iOS, como os Lembretes, as Notas, o Game Center e o iMessage.

Outra das grandes novidades é a inclusão do Notification Center, que irá agregar todas as notificações do sistema e das aplicações numa barra do lado direito. As notificações ficam escondidas quando não precisamos delas, e podem mesmo ser desligadas até ao dia seguinte. Lá poderão estar desde avisos para atualizações de sistema a um reply do Twitter. Falando em Twitter, há no sistema um novo botão dedicado à partilha. Passa a ser possível, em qualquer ponto da utilização do sistema, partilhar rapidamente o conteúdo que estamos a ver com os amigos. Podemos fazê-lo por email, iMessage, Twitter e, a partir de outubro, também pelo Facebook.

Sim, o Facebook chegou ao OS X. E para além da partilha de conteúdo, vai ser possível sincronizar os contactos com a agenda, ver os eventos no iCal e receber notificações.

Os Macs recebem ainda o AirPlay, que faz a conexão sem fios entre o Mac e AppleTV, ótimo para ligar rapidamente uma projeção. O Safari, por sua vez, passa a ter uma barra comum de pesquisa e de endereço, como a do Google Chrome.

Umas das novidades reveladas hoje na WWDC 2012 foi o Power Nap, que tratará de não nos bombardear com notificações repetidas quando ligamos o computador pela manhã. Esta nova tecnologia baseia-se em manter o computador atualizado e as cópias de segurança do Time Machine em dia enquanto o computador “dorme”.

De menos utilidade para os falantes da língua portuguesa é o Dictation, que permite ditar um texto enquanto o Mac o transcreve para o Word.

Por fim, ficámos também a saber que o Mountain Lion estará já disponível no próximo mês de julho, através da Mac App Store, por 19,99 dólares. Até lá, vamos aprofundar mais a fundo as novidades do novo sistema, por isso, mantenham-se atentos.

0 comments