Windows 8 com publicidade nas apps oficiais

Parece que uma das “funcionalidades” não anunciadas do Windows 8 se começa a fazer notar e promete levantar alguma polémica. Quando os utilizadores abrirem algumas das Apps oficiais fornecidas de origem, como as Finance, Weather, Travel, News… vão reparar que as mesmas incluem anúncios publicitários.

Publicidade nas Apps não é novidade nenhuma e é até bastante frequente no caso de Apps gratuitas – que a utilizam como forma de rendimento. Mas… aqui estamos perante um produto pago, pelo que esta medida poderá não “cair bem” com muitos dos utilizadores.

Por outro lado, ter publicidade em serviços pagos também não é propriamente novidade… olhem para os serviços de TV por cabo: onde pagam pelo serviço e levam igualmente com publicidade com fartura – até no caso dos canais pagos. Pelo que se pode argumentar que estes programas “oferecidos” com o Windows 8 estão apenas a fazer algo idêntico…

E por fim, numa altura em que tanto se fala do tracking dos utilizadores, com a criação de perfis das suas preferências, faltará também esclarecer de que forma a Microsoft, ou os serviços de publicidade que utiliza nas suas Apps, o fazem com estes anúncios.

Parece-me uma potencial dor de cabeça para a Microsoft, pelo menos nesta fase inicial onde a percepção e imagem com que o Windows 8 é recebido pelos utilizadores é mais crítica que nunca.

Como encaram esta medida de incluir publicidade num sistema operativo pelo qual pagaram e que não parece ter qualquer opção disponível para os “desligar”?

0 comments