Em 2006, quando casei, uma das grandes dificuldades ao planear o casamento foi precisamente toda a logística que envolve a cerimónia, os convidados, o fotógrafo, os convites, a gráfica, a decoração, o copo de água, entre muitas outras coisas, e se juntarmos o stress e a ansiedade, muito facilmente nos esquecemos de algo. A Lei de Murphy “se alguma coisa pode correr mal, existe uma grande probabilidade de correr mal” estava sempre presente na minha cabeça. Felizmente, tudo correu como esperado (graças à minha maravilhosa esposa, é verdade).

Se na altura houvesse a app Wedding Planner for iPad – bem, na altura, nem havia o iPad – muita dessa ansiedade não tinha existido e o receio de algo ficar esquecido ou correr mal, seria muito menor.

Nesta app, além do aspecto gráfico impecável, nada foi deixado ao acaso, tendo sido abordado o principal para planear o grande dia sem preocupações. O facto de podermos ter toda a informação importante reunida no mesmo sítio, torna tudo muito mais simples.

Destaco, a seguir, as principais características desta app que tem um interface muito fácil de utilizar:

  • Budget Planner (Orçamento)
    Nos dias que correm a parte financeira torna-se ainda mais inportante. Pode estabelecer um orçamento máximo de quanto pretende gastar com o casamento. Pode inserir novos fornecedores e perceber onde pode poupar, pois o orçamento é actualizado automaticamente.
  • Guest List (Lista de convidados)
    Pode criar um registo de todos os convidados, podendo criar notas para cada um dos convites.

  • To-Do-List (Lista de coisas a fazer)
    É exactamente isso, uma lista de coisas importantes a fazer. Quantos post-it’s eu não perdi no meu casamento, meu Deus… Pode registar tudo o que tem a fazer aqui.
  • Vendors List (Lista de Fornecedores)
    Esta é aquela parte mais cinzenta do casamento, pois nem toda a gente tem espírito de contabilista (pelo menos eu não tenho!). Uma cerimónia importante como esta, envolve uma série de fornecedores de serviços, desde catering, Igreja, Registo, floristas, designers, gráficas etc. Registe todos os custos, quanto já pagou, quanto falta pagar. Ao adicionar um valor tem a noção imediata do custo total.
  • Colour Schemes (Paleta de Cores)
    Ferramenta útil para definir as cores que pretende usar no seu casamento. Obtenha inspiração para a decoração, a roupa, os convites, etc, com as sugestões que a app lhe fornece.

  • Thank You’s (Notas de agradecimento)
    Dias após o casamento, é como se estivéssemos no Natal ao desembrulhar os presentes oferecidos pelos convidados. Aqui, pode tomar nota de qual é o presente de cada convidado, para quando agradecer a oferta pessoalmente.
  • Day Schedule (Agenda do Grande Dia)
    Nesse dia, eu e a minha esposa, tentamos delegar funções para que o dia corresse da melhor forma possível. Aqui pode agendar o dia detalhadamente, exportar e enviar para as pessoas que o vão ajudar.

  • Seating Plans (Organizar as mesas por convidados)
    Aqui está algo em que a app ajuda imenso, e que normalmente é uma dor de cabeça: como organizar os convidados pelas mesas? Fácil: pode adicionar e mover mesas na planta da sala, adicionar e rodar objectos, adicionar convidados da guest list, etc. Pode criar e explorar várias soluções para comparar, e escolher a melhor.
  • Notes (Notas)
    Já tinha falado nos post-it’s que perdi no meu casamento? Com as notas estilo post-it desta app, só se vai esquecer de algo importante, se perder o iPad!

Conclusão
A Wedding Planner para iPad é essencial para qualquer casal que pretenda organizar um casamento sem grandes preocupações. A utilização é muito simples e ergonómica, tudo através de um grafismo de alta qualidade preparado para o Retina Display do iPad de 3ª geração.
De momento, a app só existe em inglês mas reconhece o país e a moeda que estão configurados no seu iPad, portanto os valores aparecem em Euros.

Download: iTunes Store
Preço: 7,99 €

Categoria: Estilo de vida
Versão: 1.4.1
Tamanho: 51.5 MB
Idioma: Inglês
Programador: Createful Ltd © Createful Ltd 2012

Requisitos: Compatível com iPad. Requer o iOS 4.3 ou posterior.