Viv a nova assistente pessoal dos criadores da Siri

Dag Kittlaus e Adam Cheyer, são nomes que não vos dizem nada certamente, mas se possuem um iPhone ou um iPad uma das suas criações acompanha-vos para todo o lado. Siri, a mundialmente famosa assistente pessoal, vai receber uma nova “irmã” chamada Viv.

Os pais da Siri vão-nos revelar o próximo passo da assistente pessoal que desenvolveram para a Apple. Segundo alguns detalhes fornecidos no The Washington Post, a Viv será apresentada publicamente no dia 9 de Maio, ou seja na próxima segunda feira iremos revelar mais detalhes sobre esta nova assistente pessoal que irá dar um novo impulso à Inteligência Artificial.

A Viv será mais avançada que a Siri. A sua capacidade de processamento de informação será muito detalhada permitindo que seja possível realizar tarefas mais complexas. Uma das características da Viv será o seu toque humano, pois dará respostas das quais não estaremos a contar. A Siri já nos surpreende de vez em quando, com algumas respostas, ou até mesmo dicas, mas a Viv estará muito mais à frente.

screen-shot-2015-02-20-at-11-29-57-am

Por exemplo, se pretendermos fazer uma reserva para um jantar, e seguidamente quisermos ir ao cinema ver um filme a Viv faz tudo de uma vez, sem precisar da interecção humana como a Siri. Actualmente a Siri só consegue processar um pedido de uma vez, mas a Viv irá surpreender pela positiva. Neste exemplo que mencionei, a nova assistente pessoal conseguirá para além de reservar o restaurante, comprar os bilhetes de cinema para a quantidade de pessoas que forem necessárias e ainda consegue analisar os preços dos bilhetes e aconselhar os mais económicos. Caso não exista disponibilidade na bilheteira para o filme que o utilizador pretende, a Viv irá aconselhar um novo filme.

No The Washington Post é possível ver que a equipa do Viv utiliza a assistente pessoal para encomendar pizzas em restaurantes nas proximidades para além de reproduzir ao utilizador todas as variedades existentes, e tudo isto sem abrir uma única app.

A Viv ainda não foi oficialmente revelada mas já deixa muita curiosidade no ar, a equipa que a desenvolveu pretende incorporar num futuro não muito distante esta assistente pessoal em carros e televisões inteligentes. Um dos principais objectivos da Viv é a possibilidade de interacção dos humanos com ela sem nunca terem de tornar o processo complexo, como aparentemente é na assistente pessoal da Apple.

 

0 comentários