Tudo aquilo que precisamos de saber sobre o próximo iPhone

Este modelo deve ser o que está a suscitar maior interesse na história do iPhone. Porque? Bem, será lançado no ano em que a Apple irá celebrar o 10º aniversário do lançamento original do iPhone.

Se tudo tivesse corrido pela sequência numérica que todos nós conhecemos, se os génios da Apple não tivessem estado a brincar aos “Deuses da Tecnologia” este ano iríamos ter o “iPhone 10“.

Mas não, começaram a colocar “S” e “Plus” nos nomes para mostrarem upgrades e não evoluções e agora ficamos assim… sem saber o que vem por aí.

Este modelo tem vários nomes possíveis, desde o “iPhone 7S“, “iPhone 8“, iPhone X” e até temos e elementos da equipa do iClub que acreditam no “iPhone Air“.

O que sabemos até ao momento e que este será o iPhone que irá celebrar o 10º aniversário, e que será especial. Será que na loucura a Apple poderá chamar mesmo a este modelo “edição de aniversário”? Mas o que irá tornar este modelo tão especial?

Espera-se um novo design, algo renovado, algo inédito, um novo padrão para o mercado da tecnologia.

Um dos rumores mais recentes sobre o “iPhone 8”, vamos assumir que o próximo modelo se irá chamar “iPhone 8”, é que o mesmo será equipado com um ecrã “Organic Light Emitting Diode”, muito chique não é? Mas é apenas o significado de OLED, e especula-se que seja da mesma qualidade já existente no Apple Watch e na nova Touch Bar.

Alguns sites de uma forma mais arrojada arriscam que o “iPhone 8” irá ter o ecrã curvo, é o caso do The Korea Herald. Que para além de adiantar a informação avança também as suas fontes.

Qual será o verdadeiro nome do próximo iPhone?

Pela sequência que a Apple tem seguido, este modelo a ser lançado este ano deveria ser chamado de “iPhone 7S”. Vejamos a “lógica da Apple” para esta numeração:

  • iPhone: 2007
  • iPhone 3G: 2008
  • iPhone 3GS: 2009
  • iPhone 4: 2010
  • iPhone 4s: 2011
  • iPhone 5: 2012
  • iPhone 5s: 2013
  • iPhone 6: 2014
  • iPhone 6s: 2015
  • iPhone 7: 2016

Mas como sabemos por outros produtos que a empresa já lançou na era Tim Cook, qualquer padrão, qualquer lógica numérica de identificação pode ser quebrada.

Este próximo modelo pode perfeitamente ,se a Apple quiser ,ser chamado de “O iPhone”, “iPhone 10º aniversário”, pode até ser algo mais arrojado pela própria Apple e apenas criar uma edição limitada a nível mundial para celebrar o 10º aniversário e seguir com a teoria de Charles Darwin, teoria da evolução por selecção natural e apresentar ao mundo o iPhone 8 sem grandes  preocupações.

Porque? Porque é assim que eles querem que as coisas evoluam de uma forma natural.

Quando é que o próximo iPhone será lançado?

Desde o iPhone 5 que a Apple apresenta os seus novos iPhones durante um evento especial na 1ª ou 2ª terça ou quarta feira de Setembro. Vejamos as datas de lançamento de cada modelo desde 2012:
  • iPhone 5: 12 de Setembro de 2012, expedição começou a  21 de Setembro;
  • iPhone 5s: 10 de Setembro de 2013, expedição começou a 20 de Setembro;
  • iPhone 6: 9 de Setembro de 2014, expedição começou a 19 de Setembro;
  • iPhone 6s: 9 de Setembro de 2015, expedição começou a 25 de Setembro;
  • iPhone 7: 7 de Setembro de 2016, expedição começou a 16 de Setembro.

O que podemos esperar do design do próximo iPhone?

Design, é sempre algo que nos leva a imaginar produtos futuristas e ultra modernos. Ou simplesmente não sabemos o que imaginar. Pessoalmente por mais que pense que o iPhone irá ter um novo desing, eventualmente com ecrã curvo, não consigo imaginar o conceito.

Mas esta é apenas a minha opinião, mas há quem se atire de cabeça e que pense em um novo produto mas com 3 variantes em termos de design. Falo de alguns analistas conceituados neste mundo da Apple que são da opinião que em 2017 vamos ter um modelo com 5,8 polegadas e ecrã OLED de ponta a ponta.

Quais as maiores evoluções físicas de que o iPhone foi alvo ao longo dos anos?

  • iPhone 3G: 2008 — traseira de plástico.
  • iPhone 4: 2010 — Ranhura da Antena nas laterais e traseira de vidro.
  • iPhone 5: 2012 —  Aspecto 16:9 e cantos polidos.
  • iPhone 6: 2014 — Ecrã maior e laterais arredondadas.

Como disse anteriormente, não sei nem sequer consigo imaginar como possa ser este próximo modelo, mas todos pensam certamente que será a maior alteração de sempre na história do iPhone.

Será à prova de água?

Algumas agências noticiosas coreanas avançam que o iPhone 8 terá uma certificação IP68, o que significa uma resistência ao pó e à água.

Mas esta deveria ser uma questão que nem se deveria colocar, pois o actual modelo já é resistente à água não teria lógica nenhuma se o próximo modelo não o fosse.

Saliento que estou a utilizar o termo resistente e não à prova de água. O iPhone 7 possui uma certificação IP67 o que o faz resistente à água mas não à prova dela.

Isto significa que o iPhone 7 consegue sobreviver a situações onde tenha de ficar salpicado ou até submerso por curtos períodos de tempo.

O que iria trazer pontos a favor do “iPhone 8” com a certificação IP68 seria o facto de ganharmos mais uma função que aumentaria o poder de funcionamento do mesmo. Com isto seria possível tirar fotografias debaixo de água, algo impensável até ao momento.

Poderá ter carregamento wireless?

Porque não? Seria uma funcionalidade muito bem vinda. E seria mais uma função que iria marcar a diferença e tornar o modelo significativamente diferente de todos os que foram lançados até hoje.

A Apple já o poderia ter inserido, esta função surgiu já em 2005 no mercado, talvez na altura de uma forma rudimentar. Mas agora com o passar dos anos é algo que será parte do futuro do carregamento. Será que Tim Cook está a guardar esta característica como um trunfo de valor para o “iPhone 8”?

Se formos a ver bem esta função á poderia ter vindo com o os modelos mais velhinhos, 4, 4S e 5. Porque é que nunca foi inserida até hoje? Será mesmo uma grande alteração que se justifique tantos anos de espera por esta funcionalidade?

Ou arriscando mais ainda, será que os engenheiros da empresa estão a preparar uma forma de carregamento sem fios à distância?

O que acham poder ter o vosso iPhone à carga em qualquer parte da vossa casa?

Próximo iPhone em cerâmica?

O Apple Watch Série 2 foi lançando em cerâmica branca, e logo após esse lançamento a internet fez o favor de nos dizer, aliás de especular que o modelo do 10º aniversário do iPhone poderia ser em cerâmica.

Conseguem imaginar um iPhone em cerâmica?

Vamos conhecer este produto já este ano mas mesmo assim continuamos a imaginar, a sonhar e a especular de como será aquele que promete ser a maior revolução de sempre do iPhone, imaginado e desenvolvido pela mente do génio de Steve Jobs.

0 comentários