TSMC pode fabricar Chips A8 para a Apple

Segundo os últimos rumores a TSMC e a sua parceira Global UniChip celebraram um acordo de três anos com Apple para produzir a próxima geração dos chips da série A de 20nm, 16nm e 10nm.

TSMC

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) irá começar fabricar em pouco volume os Chips A8 já em Julho de 2013 e irá aumentar gradualmente a sua produção até Dezembro. A fabrica que irá produzir os novo Chips está a acabar de instalar o novo equipamento que permite o fabrico de Chips de 20nm.

Segundo os rumores o Chip A8 será aplicado num novo iPhone que será lançado em 2014. A TSMC irá produzir também os Chips A9 e A9X de 16nm e 10nm no final do terceiro trimestre de 2014.

Chip A6

Em Abril foi avançada uma noticia que anunciava que a Samsung poderia já estar afastada da produção dos Chips A7 de 20nm (que ainda não saíram) mas pelos vistos isso não irá acontecer.

Por diversas vezes [1];[2];[3] a TSMC foi apontada para substituir a Samsung no fabrico dos Chips da série A, mas parece que isso só acontecerá na produção dos novos Chips A8.

Até ao momento a Samsung é a fornecedora exclusiva dos Chips da série A que equipam atualmente os dispositivos iOS (iPhone e iPad). Com o aumento da rivalidade entre as duas empresas a Apple tem vindo a tentar reduzir a dependência da Samsung no que toca ao abastecimento de componentes. A TSMC tem sido apontada como a empresa candidata à substituição da Samsung mas o acordo entre as duas empresas tem levado algum tempo a ser concretizado.

 

0 comments