Transmitir áudio por AirPlay a partir de qualquer aplicação no Mac

Com a funcionalidade AirPlay, atualmente é possível transmitir música sem fios para um sistema de som a partir do iPod, iPhone e iPad, mas também a partir do iTunes no Mac. Mas… e se quiser transmitir o som proveniente de outra aplicação no Mac?

Quer tenha em casa uma Apple TV, um sistema de som ligado a uma AirPort Express ou um sistema de som com suporte para AirPlay, poderá usar transmitir áudio a partir do seu Mac, sem fios. A forma mais simples consistem utilizar o iTunes (veja aqui as instruções da Apple sobre como fazê-lo).

No entanto, também é possível transmitir áudio a partir de outras aplicações do Mac, instalando software de terceiros. Para quem gosta de ouvir música ou estações de rádio via streaming através de uma página da internet ou de uma aplicação específica, existem algumas opções disponíveis para esse efeito.

Entre elas, podemos mencionar por exemplo a aplicação AirFoil for Mac, vendida atualmente por 25 dólares no site da empresa Rogue Amoeba. Existe também uma versão gratuita que permite testar as suas funcionalidades durante períodos de 10 minutos.

Adicionalmente, ao usar a aplicação AirFoil, mesmo que não disponha ainda um dispositivo receptor compatível com AirPlay, poderá usar um simples sistema de som ligado ao seu iPhone ou iPod touch para receber o sinal de áudio pela rede Wi-FI. Para tal, apenas necessitará de instalar nesse dispositivo a app AirFoil Speakers.

Uma possível alternativa mais acessível à aplicação AirFoil for Mac é o utilitário Porthole, desenvolvido pela Danger Cove, que coloca na barra de menus um controlo que permite alternar entre as várias saídas de áudio disponíveis, incluindo dispositivos AirPlay como a Airport express ou a Apple TV.

Esta aplicação, não tão completa e possivelmente não tão madura como a anterior, custa presentemente 8 euros. Também neste caso, poderá testar primeiro a aplicação de forma gratuita, de modo a poder verificar se funciona como pretendido no seu caso.

[divider]Pub.
[divider]

0 comentários