Transformar iPhones falsos em verdadeiros

Não se trata do milagre da multiplicação… mas quase. Na China foram apanhadas várias pessoas envolvidas num esquema bastante engenhoso que lhes permitia transformar iPhones falsos em verdadeiros. E o processo nem era assim tão difícil, embora pudesse nem passar pela cabeça da maioria das pessoas honestas.

Empregados numa loja de material Apple na China pegavam em iPhones com peças avariadas e mandavam-nas para a Apple para que fossem substituídas. O pequeno “detalhe” era que as peças avariadas que enviavam eram na verdade peças falsificadas, que – se tudo corresse bem – seriam substituídas por verdadeiras. Assim, componente a componente, era possível ir trocando peças falsas de baixo custo por peças originais com os quais eles montavam iPhones “originais” completos a custo inferior.

Não fiquem com ideias já que, como referi no início da notícia, foram todos apanhados (e imagino que a Apple passe a estar muito mais atenta aos componentes que derem entrada para substituição). Mas agora falta ver se a mesma técnica poderá ser aplicada noutras áreas… por exemplo: que tal mandar um motor de scotter para a Ferrari ou Lamborghini, a ver se eles devolvem um V12?… Será que eles reparam nisso?

0 comments