Todas as novidades do iOS 9.3 na educação

Ontem a Apple adicionou ao site uma nova página onde destaca algumas das principais novidades da próxima versão do seu sistema operativo para dispositivos móveis, o iOS 9.3.

No site dos Estados Unidos a Apple ainda criou uma página especial onde dá mais informação sobre todas as novidades que este update na vertente de educação. A página destaca quatro novas funcionalidades: Partilhar iPad entre estudantes, nova app Classroom, Gestor de escolas da Apple e Apple IDs para escolas.

Partilha de iPad entre estudantes

Quando não é viável que cada estudante tenha o seu próprio iPad, agora será possível que um iPad seja partilhado por vários estudantes, graças à possibilidade de ter vários logins nos dispositivos. A Apple destaca quatro funcionalidades desta nova ferramenta:

  • Acesso rápido e fácil ao conteúdo. Assim que os estudantes fazem o login têm acesso a todas as suas apps, documentos e livros.
  • Cada login poderá ter a fotografia do estudante o que facilita a procura do login certo.
  • Tirando vantagem de caching inteligente, quando o estudante inicia a sua sessão irá estar exactamente onde a deixou.
  • Estudantes mais novos podem ter logins mais simples.

partilha_iPad_estudantes

 

Nova app Classroom

A renovada app Classroom permite aos professores focarem-se naquilo que é realmente o seu principal trabalho, educar, garantindo que todos os seus alunos estão a aceder ao mesmo conteúdo educativo. A nova app permite aos professores:

  • Ver o que o aluno está a ver/fazer no iPad.
  • Partilhar o trabalho de um aluno específico no quadro caso este esteja ligado a uma Apple TV (ligação feita por AirPlay).
  • Abrir e bloquear apps com o “Remote Control” e assim garantir que os alunos estão focados no assunto certo.
  • Fazer o Reset de passwords esquecidas não sendo portanto necessário chamar um informático da escola.

app_Classroom

 

Gestor de escolas da Apple

Esta ferramenta é destinada a todos os administradores permitindo-os criar Apple IDs, criar cursos e aceder a tudo o que seja necessário para que os iPads funcionem na escola. Ao contrário das funcionalidades previamente mencionadas, esta funciona em Macs ou PCs através de qualquer browser. O gestor permite:

  • Comprar e distribuir apps para todos os iPads inseridos na plataforma.
  • Criar contas com permissões diferentes para estudantes, professores e administradores.
  • Assistente passo por passo que permite ao administrador criar Apple IDs, comprar conteúdo, gerir dispositivos entre outras opções.
  • Gerir registo de dispositivos que estão inseridos na plataforma.
  • Criar e distribuir conteúdo educativo.

Gestor_escolas_Apple

 

Apple IDs para escolas

O termos inglês é “Managed Apple IDs” e são uma novidade exclusiva para o ambiente escolar. Tal como os Apple IDs normais, permite aos utilizadores armazenarem documentos no iCloud e registar em cursos no iTunes U entre outros. Mas estes novos logins permitem fazer o reset fácil de passwords, fazer auditoria de contas e criar IDs em massa.

 

Managed_Apple_IDs

 

O iOS 9.3 traz inúmeras novidades e, como podemos ver,  a vertente de educação será uma das principais apostas desta nova versão do sistema operativo.

0 comentários