Tim Cook ofereceu parte do seu fígado a Steve Jobs

Nos cerca de 13 anos em que foram colegas, Steve Jobs terá gritado com Tim Cook quatro ou cinco vezes, recorda o presidente-executivo da Apple. Uma delas foi num dos momentos mais difíceis da vida de Jobs, doente com cancro no pâncreas, de que viria a morrer há três anos. Cook ofereceu-se para doar parte do seu fígado a Jobs e a reacção do colega deixou-o perturbado.

Esta parte da história da relação dos dois homens fortes da Apple é revelada esta sexta-feira a partir de um excerto do livro Becoming Steve Jobs: The Evolution Of a Reckless Upstart Into a Visionary Leader, dos autores Brent Schlender e Rick Tetzeli, com lançamento agendado nos Estados Unidos para o próximo dia 24.

Em 2004, Steve Jobs tornou público que sofria de cancro. Cinco anos depois, a doença deixava o “número um” da Apple extremamente fragilizado, impedindo Jobs, pela primeira vez, de se deslocar à empresa e forçando-o a ficar em casa a aguardar por um transplante de fígado. Tim Cook visitava Jobs com frequência e numa das visitas, em Janeiro de 2009, fez o anúncio: estava disponível para doar parte do seu fígado ao colega e amigo.

Para Cook, tudo batia certo a nível clínico. Tinha um tipo de sangue raro como Jobs e, segundo o livro, “começou a fazer a sua própria investigação e descobriu que era possível o transplante de uma porção do fígado de uma pessoa para alguém a precisar de um transplante”. Cook fez vários exames que confirmaram que um transplante de fígado era praticável. Estava confiante e queria dar a notícia a Jobs. Mas a reacção à oferta de Cook não foi a esperada, revela o livro.

“Ele cortou-me as pernas, quase mesmo antes de as palavras me saírem da boca”, indica um dos excertos revelados esta sexta-feira. “Não. Nunca te deixarei fazer isso. Nunca farei isso”, disse Jobs a Cook. “Steve apenas gritou comigo quatro ou cinco vezes durante os 13 anos em que o conheci e esta foi uma delas”, acrescentou o CEO da Apple. Jobs acabaria por morrer meses depois da conversa, em Outubro de 2011, aos 56 anos.

[tw-button size=”medium” background=”” color=”” target=”_self” link=”http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/tim-cook-ofereceu-parte-do-seu-figado-a-steve-jobs-1689032″]Ver o artigo completo no Publico[/tw-button]

0 comentários