THX processa Apple por infração de uma das suas patentes

imac

A TXH processou a Apple por alegadamente ter infringido uma patente relacionada com o design das colunas que atualmente equipam os novos iMac, iPhones e iPads.

A patente em causa é a Patent no. 7433483, e foi registada em 2008 pela THX, esta patente descreve a possibilidade de haver projeção de som através de colunas de perfil estreito permitindo assim emitir o som através de fendas ou orifícios estreitos. A conjugação de várias colunas deste tipo pode resultar numa saída de som melhorada. Esta  tecnologia pode ser aplicada em aparelhos eletrónicos tais como, computadores, dispositivos com ecrãs planos, em automóveis ou em outros contextos.

A THX diz que com esta infração causou um “dano monetário irreparável” e está a analisar várias maneiras de parar a alegada infração e receber uma compensação razoável pelos lucros perdidos.

Os produtos que estão a infringir a patente são os iPhones 4S, iPhone 5, os iPads e os novos iMacs.

Existe ainda a possibilidade das duas empresas chegarem a um acordo e evitarem assim um julgamento demorado.

A THX foi fundada em 1983 como uma divisão da Lucasfilm e “renasceu” como empresa independente em 2001. A Apple e a THX nunca tiverem atritos no passado, e há apenas dois meses, a THX lançou a App “THX tune-up”, esta aplicação permite calibrar Tv’s , projetores e colunas utilizando o iPhone ou o iPad.

0 comentários