The Daily iPad app deixa de existir

Parece que aos poucos, os jornais lá vão compreendendo aquilo que eu tenho vindo a dizer… desde sempre. O The Daily foi um dos primeiros jornais a tentar a sorte na nova arena dos tablets, com uma App dedicada, cheia de “floreados” a mostrar as capacidades de um jornal interactivo e digital. Mas agora, quase dois anos após o seu lançamento, vai encerrar as operações.

Enquanto alguns dizem que a origem do problema estava no facto do The Daily ser um jornal generalista destinado a pessoas “que não gostam de jornais”; eu continuo a pensar que o problema é ainda mais básico: e de que será muito complicado convencer as pessoas a pagar por conteúdos que podem aceder livremente na internet. (E nem vamos entrar na questão sobre se realmente será necessário criar um App, com todos os recursos adicionais que isso implica, para recriar algo que já poderá estar bem feito na web e acessível a partir de qualquer browser.)

Embora certamente haja mercado para quem queira aceder a conteúdos de qualidade, para a grande maioria das pessoas, espreitar as capas do jornais, ler as notícias gratuitas, e manter-se atento ao que se passa nas redes sociais é algo que é mais que suficiente para se manter a par dos acontecimentos. E em qualquer momento poderão clicar em meia dúzia de links para aprofundar ou pesquisar mais sobre todo e qualquer tema que lhes apeteça.

E temos também as Apps como o Flipboard, Google Currents, e outras, que podem facilmente transformar feeds dos sites que mais nos interessem em autênticos “jornais” digitais, sempre actualizados. Daí que… talvez com este episódio outros compreendam que é tempo de deixar de tentar reinventar a roda, e dedicarem-se aquilo que sabem fazer: produzir conteúdos de qualidade. Quanto à sua apresentação… deixem que sejam os clientes a escolher como e onde os querem ler.

0 comments