Testámos a app FlickrBoard

O Flickr costumava ser obrigatório para toda a gente que se interessava por fotografia, mas nos últimos anos, com o Facebook, o Instagram e outras redes sociais a possibilitarem a publicação de fotografias de uma forma simples e rápida, tornou-se um serviço praticamente só utilizado por fotógrafos e utilizadores preocupados com a qualidade das imagens. Podemos quase afirmar que, desde que a Yahoo comprou o Flickr, não houve grande investimento em inovação (a própria app para iOS é antiga e desinteressante) e aos poucos está a ficar semelhante ao MySpace: obsoleto.

O programador e fotógrafo português Marcel Schmitz (leia aqui uma entrevista exclusiva do iClub com o autor), percebendo essa lacuna, decidiu avançar com o desenvolvimento da app FlickrBoard para iPhone, que dá uma nova vida ao Flickr e o transforma numa experiência mais social.

Esta app cliente do Flickr permite seguir os seus fotógrafos favoritos, apresentando as fotos numa timeline com uma interface bem desenhada e intuitiva.

Os utilizadores do Flickr, podem aceder à sua conta fazendo log in após dar a respetiva permissão de acesso à FlickrBoard. O menu da app divide-se em 4 partes: “Last photos”, “Comments”, “Following” e “My account”.
Após ter feito o log in, pode importar em “Following” os contactos da sua conta de Flickr ou procurar novos pelo nome de utilizador. A lista de contactos a seguir na FlickrBoard pode ser organizada de forma pessoal.

As obras dos seus fotógrafos favoritos aparecem então de forma cronológica na timeline, podendo nas “Last photos” ver as suas imagens, há quantos dias foram publicadas e o número de visualizações.

Ao selecionar uma fotografia, esta pode ser visualizada em ecrã completo e, para fazer zoom, basta tocar 2 vezes no ecrã, como é habitual no iOS. Pode também ser consultada informação mais detalhada de cada fotografia, tal como o número de visualizações e a informação EXIF (Exchangeable image file format), podemos consultar e escrever comentários, e marcar a foto como favorita.

Nesta secção, além do perfil do fotógrafo, pode também seguir os comentários da fotografia, marcar como favorita e partilhar no Twitter.

A interface da app é bastante intuitiva mas, se tiver dúvidas, basta agitar o seu dispositivo Apple para aparecer a ajuda que lhe explica como interagir com a FlickrBoard.

Segundo o autor Marcel Schmitz, estão para breve atualizações com notificações push, localização em mapas, log in com conta de Gmail, partilha no Facebook, pesquisa por categorias e muito mais.

Como pontos negativos, tenho só a salientar a impossibilidade de salvar fotografias para o rolo da câmara do iPhone (talvez o Flickr não autorize) e não existir ainda uma versão para iPad, talvez numa próxima versão.

Se é um utilizador intensivo do Flickr, deve considerar seriamente a aquisição desta app, pois vale muito mais que os 79 cêntimos do seu preço de venda atual.

Download iTunes Store
Preço: 0,79€

Categoria: Fotografia e vídeo
Data de lançamento: 31 de maio de 2012
Versão: 1.0
Tamanho: 2.8 MB
Linguagem: Inglês
Programador: Marcel Schmitz
Site: http://flickrboardapp.com

Requisitos: Compatível com iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPod touch (3ª geração), iPod touch (4ª geração) e iPad. Requer o iOS 5.0 ou posterior.

0 comentários