Startup médica Gliimpse comprada pela Apple

As aquisições da Apple acabam por nos revelar um pouco do futuro da empresa. Desta vez a empresa adquiriu uma startup médica, a Gliimpse. De uma forma quase involuntária, a empresa deixa-nos ver como poderá ser o futuro da empresa com estas aquisições. A Gliimpse foi fundada em 2013, por Karthik Hariharan e Anil Sethi e consistia na criação de uma plataforma para recolher dados de saúde em formato digital.

Mas como foi possível desenvolver este projecto?

Anil Sethi, é um empreendedor nato e passou os últimos 10 anos a trabalhar em startups relacionadas com saúde. No ano 2000 Sethi decidiu criar a sua própria empresa a Sequoia Software.

Mas a história deste empreendedor não se fica por aqui, o mesmo começou a sua carreira na Apple no final da década de 80. Aí ocupava um cargo na engenharia e certamente que teve contacto directo com o falecido CEO da Apple Steve Jobs.

A aquisição da Gliimpse, teve lugar no inicio deste ano e como seria de esperar nem Tim Cook, ou qualquer outro membro da administração se pronunciou sobre o assunto. Uma das motivação que levou Sethi a criar uma startup direccionada para a saúde foi por uma “necessidade pessoal”.

A irmã do principal fundador da Sethi está numa batalha contra o cancro da mama, e esta empresa foi criada para a seguir e ajudar a ultrapassar esta difícil batalha.

Sobre esse assunto ele escreve na sua página do Linkedin:

As a consumer of healthcare, I leave behind a bread-crumb-trail of medical info wherever I’ve been seen. But, I’m unable to easily access or share my own data. Obamacare is one of several forcing functions federally mandating physicians and hospitals give us our data: meds, labs, allergies . . .you get the idea. However, there’s no single Electronic Health Record that all physicians use, sigh. Worse, there isn’t even a common file format across a 1000+ systems.

Esta aquisição por parte da Apple vem reforçar a forma de adquirir informações de saúde dos utilizadores dos dispositivos da marca.

Serviços como o HealthKit, CareKit ou o ResearchKit vão beneficiar com este novo investimento da Apple.

Estes 3 serviços permitem que médicos, investigadores e principalmente pacientes possam aceder aos dados de saúde obtidos pelos dispositivos móveis da Apple. Futuramente poderemos ter acesso a informações de doentes com cancro, pois a Gliimpse é direccionada para esse campo.

0 comments