Será que precisa de um antivírus para o seu Mac?

A popularidade dos Mac tem vindo a aumentar entre os hackers, temos tido ataques constantes aos produtos da Apple. E fica a questão: será precisamos de um antivírus para o nosso Mac? Uma das primeiras coisas que ouvimos quando compramos um Mac é que estes dispositivos não precisam de funcionar com qualquer tipo de antivírus. Poderia ser uma realidade, mas esse tempo já passou.

A segurança e a privacidade é um assunto que devemos levar muito a sério, é um assunto que não deve ser ignorado. Os hackers cada vez mais possuem novas técnicas, muitas vezes tecnologia que nem sequer imaginamos para obterem informação. Por mais que pensem “não tenho nada a esconder“, “não tenho nada de relevante dentro do meu computador“, enganem-se se pensam que a informação dentro do vosso computador não é relevante seja para quem for.

A segurança informática deve ser levada a sério, uma simples cópia do Cartão de Cidadão, ou até um simples documento com o número do cartão de crédito é informação mais do que sensível e relevante para se justificar segurança total do nosso Mac.

Se estão preocupados com a segurança dos vossos dados e até mesmo com a segurança do vosso Mac e não vão na conversa de que “os Mac não precisam de antivírus“, aqui ficam algumas soluções recomendadas:

BitDefender

O BitDefender é um dos anti-vírus mais conceituados para Mac. Funciona sempre em segundo plano e está continuamente à procura de anomalias, quando digo anomalias refiro-me a malwares. A empresa responsável pelo BitDefender oferece aos seus clientes pacotes que protegem todos os dispositivos e ainda um pacote milti-Mac, o qual pode proteger várias máquinas ao mesmo tempo.

Intego Mac Internet Security

Tal como o anterior o Intego Mac Internet Security também funciona em vários Macs ao mesmo tempo. Este software oferece ao cliente protecções contra malware, phishing e muito mais. Também funciona em segundo plano mantendo o computador sempre protegido. Mas a Empresa ainda vai mais longe, para garantir que a satisfação dos clientes é garantida, possuem ainda um pacote para quem utiliza dual-boot. Ou seja, o Intego Mac Internet Security está disponível para quem utiliza macOS e Windows em simultâneo.

Kaspersky

Este possui um nome que por vezes ainda tenho alguma dificuldade em pronunciar. Mas mesmo assim o Kaspersky é um dos mais famosos do mundo e mais conceituados tal como o BitDefender.  O Kaspersky oferece aos seus clientes protecção contra malwares e a possibilidade de efectuar navegação privada. Oferece ainda um pouco mais que os seus concorrentes como por exemplo segurança para a nossa iSight, segurança contra ataques de rede entre outros.

Malwarebytes

Malwarebytes é um do produtos recomendados pela própria Apple para quem quer garantir a segurança do seu Mac. Este software existe em versão trial e pode testar o mesmo durante um determinado período de dias gratuitamente. Em relação a este software não há muito a dizer, se a própria Apple o recomenda é porque na realidade é bom.

Pensem duas vezes quando acharem que não possuem nada de relevante ou que seja vulnerável para a vossa segurança.

0 comentários