Secretismo poderá atrasar a Apple em segmento de Inteligência Artificial

Embora o secretismo esteja no ADN da Apple, a verdade é que este tipo de atitude pode atrasar a empresa em alguns segmentos. A opinião, reportada pela Bloomberg, é unânime e revela que a Apple tem-se afastado ainda mais da comunidade cientifica especialista em Inteligência Artificial (IA).

A conferência Neural Information Processing Systems é uma das principais conferências na área de IA e, todos os anos, empresas como a Microsoft, Google e IBM costumam apresentar artigos relacionados com a temática. Embora a Apple nunca tenha tomado esta iniciativa, a empresa costuma estar discretamente presente na conferência mas, ao que parece, isso não irá acontecer este ano.

Especialistas de várias universidades criticam esta decisão da Apple mas afirmam que a principal prejudicada é a própria empresa por ficar “fora do circuito”. Yoshua Bengio, da Universidade de Montreal, afirmou mesmo que “é impossível que a Apple apenas observando e não participando na comunidade, consiga tirar vantagem do que está a acontecer” e que “se a Apple não mudar de atitude, irá ficar para trás”.

A Apple tem investido forte em Inteligência artificial e, ainda recentemente, a empresa adquiriu a startup Perceptio e contratou o director responsável por “Deep Learning” (uma vertente de IA) da Nvidia.

Será que o secretismo da Apple irá deixar a empresa para trás, no que diz a IA?

0 comments