Samsung compra LoopPay e entra na corrida aos pagamentos móveis

A Samsung comprou a start-up norte-americana de pagamentos móveis LoopPay, num movimento entendido como a entrada da sul-coreana nos serviços de pagamento móvel através de smartphones, à semelhança do que já faz a Apple, o Google ou o eBay.

Este tipo de sistemas não parece, no entanto, estar a ter o feedback esperado junto dos consumidores, uma relutância que se repete junto dos retalhistas que colocam dúvidas quanto à adopção de equipamentos e software para receber os programas Pay. Estas dificuldades foram tidas em conta pela Samsung e a aquisição da LoopPay parece dar sinais disso mesmo.

A tecnologia da LoopPay, a Magnetic Secure Transmission (ou transmissão magnética segura), difere da utilizada por exemplo pelo Apple Pay ou Google Wallet porque não depende da tecnologia NFC (Near Field Communication), que está a ser adoptada como padrão para sistemas de pagamentos móveis mas que necessita de equipamento especial para funcionar.

A tecnologia da empresa de Boston transforma as fitas magnéticas dos cartões em receptores móveis sem alterações de equipamento ou custos para os comerciantes. Emite um sinal magnético semelhante ao de um clássico cartão de crédito, o que permite que seja uma tecnologia suportada em cerca de “90% dos terminais de pagamento”, sublinha a LoopPay.

Para utilizar a tecnologia Magnetic Secure Transmission é necessário que o utilizador registe os seus cartões na aplicação móvel da LoopPay. O pagamento é feito através da introdução de um pin e após a escolha do cartão que se pretende utilizar. Depois basta colocar o smartphone junto ao terminal de pagamento e a transacção é concluída.

“Esta aquisição acelera a nossa visão de conduzir e liderar a inovação no mundo do comércio móvel. O nosso objectivo sempre foi o de construir a experiência de carteira digital mais inteligente, mais segura e amiga do utilizador e estamos felizes em receber a LoopPay para nos levar mais perto deste objectivo”, disse JK Shin, presidente e chefe do departamento de IT e divisão móvel da Samsung.

[tw-button size=”medium” background=”” color=”” target=”_self” link=”http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/samsung-compra-looppay-e-entra-na-corrida-aos-pagamentos-moveis-1686621″]Ver o artigo completo no Público[/tw-button]

0 comments