Saiba tudo sobre o novo iOS 9

A Apple anunciou hoje a próxima versão do iOS, o iOS 9. O foco da gigante de Cupertino para esta versão foi não só fazer um sistema mais inteligente como mais poderosos, começando com uma atualização da Siri.

A assistente virtual da Apple tem agora uma nova funcionalidade apelidado Proactive que oferece sugestões baseadas no dia, na hora e na localização. Esta nova funcionalidade permite à Siri ver as aplicações que tem instaladas e dar sugestões baseadas nessas aplicações. A Siri permite ainda agora pesquisar no Mail e encontrar os possíveis nomes de números que lhe ligam e não estão nos contactos. Tudo isto está no novo Spotlight que tem também uma nova interface.

d82072ec4d1d94f99f755ecdf22bd3ce9384d983_expanded_xlarge.0

O Apple Pay está agora disponível no Reino Unido e é compatível com mais bancos e mais serviços de cartão de crédito. Além disto ganhou suporte para cartões de lojas. A aplicação onde tudo isto está presente passou a chamar-se Wallet, em vez do anterior Passbook.

A aplicação de Notas também sofreu alterações tais como inserir imagens, listas de tarefas e até mesmo desenhos.

apple-wwdc-2015_1021.0

Os Mapas da Apple também receberam as tão pedidas atualizações, suportando agora direções de trânsito, incluindo de transportes públicos. Este novo serviço será lançado inicialmente em 20 cidade incluindo Nova Iorque, São Francisco, Beijing, Londres e Berlim.

apple-wwdc-2015_1225.0

A Apple lançou ainda uma nova aplicação Notícias. Esta nova aplicação é um sitio para consultar notícias de diversas fontes. Os artigos são apresentados num formato mobile com um layout apropriado para iOS. A gigante de Cupertino tem ainda parceiros nesta nova aventura como a CNN, Time, Wired, ESPN e o Buzzfeed. A aplicação permite ainda ver artigos da internet e ficará mais inteligente à medida que vai sendo usada. Estará disponível nos EUA, Reino Unido e Austrália.

apple-wwdc-2015_1370.0

Com o iOS 9 chegam também funcionalidades especiais para o iPad. Agora o teclado inclui shortcuts para cortar, copiar e colar e permite ainda tornar-se num trackpad. Contudo a maior novidade no iPad foi sem dúvida o modo de multitasking. Agora é nível possível executar duas aplicações lado a lado ao mesmo tempo. O task switcher foi também redesenhado e agora é possível fazer swypes no mesmo ecrã. Os vídeos podem ser agora vistos num modo picture-in-picture que pode ser movida por todo o ecrã. Este novo modo estará disponível para iPad Air 2 e superior e iPad mini 2 e superior.

O iOS 9 é ainda mais eficiente e mais pequeno. O novo iOS requer apenas 1.8GB de espaço livre para ser instalado e terá ainda um “low power mode” que pode ser ativado e permitirá aumentar a duração da bateria até mais 3 horas.

O iOS 9 trás ainda novidades no HomeKit e no CarPlay, podendo agora os fabricantes colocarem as suas aplicações no Carplay e controlar o automóvel através delas. Além disto, nos novos modelos o CarPlay não precisa de ser ligado via cabo.

O iOS 9 está disponível a partir de hoje para programadores registados e a beta pública estará disponível em Julho. A versão final será disponibilizada mais para o fim do ano e será compatível com iPhone 4S ou superior e iPad 2 e superior.

0 comments