Saiba como vai poder usar o Multibanco no ‘smartphone’ ou ‘tablet’

A partir de Abril do próximo ano todos os portugueses vão passar a poder utilizar o MB Way para pagar compras ou realizar transferências.

No início de Setembro, Tim Cook anunciava com pompa e circunstâncias uma das últimas inovações da Apple na área dos pagamentos móveis: o Apple Pay. Na mesma semana em que este serviço arranca nos Estados Unidos, a SIBS – responsável pela rede Multibanco nacional – lança o MB Way, uma aplicação que visa permitir aos portugueses efectuar pagamentos ou transferências a partir de ‘smartphones’ ou ‘tablets’ que utilizem os sistemas IOSe Android.

Ainda como projecto-piloto, o MB Way arranca este mês e será progressivamente alargado aos clientes dos bancos aderentes mediante convite, mas o objectivo é que este esteja totalmente disponível a partir de Abril do próximo ano. Mas então como funciona este novo serviço? A adesão ao MB Way será possível através do Multibanco ou do ‘homebanking’, associando os cartões bancários ao respectivo número de telemóvel, seguindo-se a definição do código de autenticação (pin) e do limite diário para os montantes a movimentar. Ou seja, um processo muito semelhante ao que já acontece com o MB Net. Segue-se a activação através do descarregamento da aplicação no ‘smartphone’, inserindo o número de telemóvel e o pin definido no Multibanco. De seguida o utilizador recebe um SMS com o código que deve inserir na ‘app’ para permitir que o serviço seja activado. A partir daí passa a poder efectuar o pagamento de compras em lojas físicas ou online ou realizar transferências através dos dois tipos de ‘gadgets’.

Para fazer compras vai necessitar apenas de introduzir o seu número do telemóvel no comerciante online e confirmar o pagamento na ‘app’ ao inserir o seu pin após ter recebido uma notificação. Apesar de poder ser usado em lojas físicas, o principal objectivo da SIBS com este lançamento visa a sua utilização em compras online. “O nosso objectivo é trazer o Multibanco para o mundo das compras digitais, já que cada vez mais a nossa experiência de compras passa por essa via e é necessário adequar os meios de pagamento a essa realidade”, explicou ao Diário Económico a directora do Departamento de Gestão de Produto da SIBS Forward Payment Solutions. A utilização nas lojas online irá depender da adesão dos comerciantes a este serviço. Contudo, Teresa Mesquita salienta que a SIBS tem identificado muito interesse por parte dos comerciantes.

O MB Way permite ainda fazer transferências instantâneas para qualquer outro número de telemóvel. Para tal, basta introduzir o número de telemóvel ou o e-mail do destinatário e o montante. A operação é confirmada através da colocação do pin na ‘app’. O montante fica automaticamente disponível na conta para a qual foi enviado. Caso o destinatário da transferência não seja utilizador do serviço, receberá uma mensagem a perguntar se quer aderir. Neste caso, a operação de transferência fica pendente por um período máximo de 24 horas.

[tw-button size=”medium” background=”” color=”” target=”_self” link=”http://economico.sapo.pt/noticias/saiba-como-vai-poder-usar-o-multibanco-no-smartphone-ou-tablet_204491.html”]Ver o artigo completo no Economico[/tw-button]

0 comentários