Rússia pede à Apple acesso ao código fonte dos seus sistemas operativos

Segundo informações da Reuters, o governo Russo pediu à Apple que lhe fosse entregue o código fonte dos seus sistemas operativos (iOS e Mac OS X), para terem a certeza de que os dispositivos não eram usados para fins de espionagem ilícita.

A proposta russa foi expressa na semana passada quando o ministro das comunicações, Nikolai Nikiforov, se encontrou com o gerente geral da Apple na Rússia, Peter Engrob Nielsen, e o diretor-gerente da SAP no país, Vyacheslav ORekhov.

A sugestão de que duas das principais companhias de tecnologia do mundo (Apple e SAP) revelem alguns de seus mais sensíveis segredos empresariais surge numa altura onde a Europa, juntamente com os Estados Unidos da América discutem as mais severas sanções a tomar contra a Rússia devido à sua posição na Ucrânia.

Ainda é de salientar a cooperação de mais de uma década com a Microsoft, que tem disponibilizado seu código fonte do sistema operacional Windows e outros produtos desde 2003 com empresas russas de terceiros, que por sua vez reportam ao governo Russo.

A Reuters assinala ainda que “O ministério disse que a proposta visa assegurar os direitos de consumidores e usuários empresariais à privacidade dos seus dados pessoais, como também por questões de segurança do Estado.”

A Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto.

 

0 comments