Roubaram-me o Mac! O que devo fazer?

É a última coisa que queremos que aconteça, mas por vezes alguém mais ou menos próximo de nós acaba por passar pela desagradável situação de lhe ter sido roubado um Mac (ou até um iPad). Claro que a melhor solução é prevenir, no entanto nem sempre isso é suficiente. Por isso, convém saber como devemos proceder na eventualidade de um roubo ou desaparecimento de um Mac ou de outro equipamento de valor.

Em primeiro lugar, se está convencido de que o computador foi furtado, deverá de imediato apresentar queixa na Polícia. Será necessário e recomendável especificar o modelo e número de série, sendo que geralmente essas informações podem ser consultadas na fatura de compra.

Logo de seguida, é importante também comunicar o desaparecimento à Apple, através do nº 707 200 826. Deste modo, o fabricante pode vir a detetar o equipamento se ele alguma vez for entregue para reparação num Centro de Assistência Autorizado.

Verifique também se já ativou a funcionalidade Find My Mac. É um serviço gratuito associado ao iCloud, que lhe permite tentar obter a localização aproximada do Mac, quando ele estiver ligado à Internet. O serviço permite também bloquear ou apagar remotamente o conteúdo do disco, de modo a evitar o acesso não autorizado a informações confidenciais. O serviço pode ser ativado nas Preferências do Sistema, na secção iCloud.

Em matéria de prevenção, para além dos cuidados habituais destinados a evitar o roubo, recomendamos vivamente a manutenção de várias cópias de segurança, atualizadas regularmente e, se possível, guardadas em diferentes suportes e localizações. Muitas vezes, tanto ou mais importantes do que a máquina que é roubada, são os dados que podem perder-se de forma irreversível…

0 comentários