Revista Visão: Design Editorial para iPad (I)


A revista Visão é uma publicação digital para iPad. Uma das revistas líder sobre notícias em Portugal, que foi considerada uma das melhores apps do mundo, a par da Time.

A aplicação revela que os seus criadores são programadores sérios. Não há um modo de retrato (leitura vertical), uma decisão que à primeira vista até parece estranho (sendo que as revistas de impressão são naturalmente em “modo retrato”), mas que acaba por ser brilhante. Primeiro, dependendo dos gostos, a leitura em modo paisagem (horizontal) pode revelar-se uma experiência de leitura mais harmoniosa. Mas a verdadeira razão para funcionar tão bem é que, em modo paisagem, há uma forma mais natural de observar fotografias e vídeos e, neste caso, a revista Visão tira proveito da tela do iPad.

Na maioria das histórias, o leitor desliza para baixo (scrolling) para alcançar a segunda ou terceira página de uma história, oferecendo ao leitor um efeito de papel contínuo.

Sim, há vídeo e animação aqui também, e muito bem cuidada a nível gráfico. Mas a melhor coisa sobre a revista Visão é que é uma app para iPad direcionada para publicações digitais, sendo certamente projetada para o dispositivo. Aproveita os pontos fortes da publicação, neste caso no design da página, mas tornando-a ainda mais interessante do que a revista impressa.

O que é impressionante é que os designers não tentaram imitar os layouts do formato impresso, mas usaram a mesma visão e sentido estético para criar algo novo.

Revista Visão, é um ótimo exemplo do design nativo para o iPad. Sendo uma das pioneiras na edição digital em Portugal (Digital Publishing), adivinha-se um novo mundo no design editorial, o que irá proporcionar um nítido contraste comparativo com o próximo grupo de aplicativos (revistas) que forem surgindo no mercado nacional. No próximo artigo, falaremos da revista UP da TAP.

Link para a Itunes Store

0 comments