Review: Muzzy, o companheiro ideal do iTunes

Está a trabalhar arduamente e para se concentrar costuma utilizar música? Então o Muzzy é a ferramenta que precisa! Através da barra de menu temos acesso fácil às ferramentas de gestão das músicas do iTunes, colocar a música em pausa, mudar de música ou até mesmo ver a letra da música torna-se muito mais fácil. Mas o Muzzy não é só isto!

O design da aplicação é muito simples, contudo muito bom. Quase como um dos lemas que Jony Ive, Sénior  Vice-Presidente da Apple para o Design herdou de Dieter Rams: “Bom design é o menos design possível”. O design segue o estilo flat do iOS 7, contudo mais refinado e trabalhado do que o do sistema operativo móvel da gigante de Cupertino. O ícone da barra de menu é uma nota musical, e uma vez clicada mostra a capa de o álbum que está a tocar no iTunes. Para além disto, é mostrado também o tempo da música e a respetiva música, muito similar à aplicação de música nativa do iOS. As cores vibrantes e apelativas tornam-no muito vibrante, assim como a música.

Barra de tempo - Muzzy

 

Quando a música seguinte começa a ser reproduzida é nos mostrado uma notificação cerca de 5 segundos o que se torna bastante útil quando uma determinada música de um álbum é nos mostrada e da qual não gostamos particularmente. Facilmente conseguimos passar à próxima. Caso esta funcionalidade atrapalhe mais do que ajude é sempre possível desligar as notificações nas definições da aplicação.

Quando uma música está ser reproduzida é possível clicar em qualquer lado da imagem do álbum para ver as faixas do álbum que está a ser tocado e até mesmo mudar a música. Se tiver a letra da música adicionada, o Muzzy mostra uma pequena barra no fundo da imagem do álbum e quando clicada o Muzzy mostra um rectângulo no fundo.

Letras - Muzzy

As definições da aplicação são praticamente as que qualquer aplicação do mercado disponibiliza. Podemos escolher se queremos que o Muzzy abra logo que o computador é iniciado, ativar ou desativar o Plugout (ferramenta que possibilita que a reprodução da música pare quando os auscultadores são desligados do computador). Para além disto podemos ainda desligar ou ligar as notificações das mudanças de músicas como já foi falado e ligar a nossa conta do Last.fm para podermos fazer scrobble das músicas.

Preferência - Muzzy

Se minimizar e maximizar a janela do iTunes para ver a música que está a ser reproduzida ou para mudar de música é a sua rotina diária o Muzzy é sem dúvida uma aplicação muito boa. Rapidamente é possível aceder às funções básicas do iTunes.

Os pontos que mais gostei da aplicação foram sem dúvida em primeiro lugar o Plugout porque ajuda muito em cercas situações, contudo a aplicação tem um ponto negativo que é a não existência de um botão de reprodução (play/stop), mas isto pode ser colmatado facilmente com o botão de play no teclado.

Músicas do álbum - Muzzy

A aplicação está agora na versão 1.0.3 mas a versão 2.0 com grandes novidades já está a ser trabalhada segundo informações do próprio programador.

O Muzzy pode ser encontrado na Mac App Store ou em muzzyapp.com.

0 comments