Review: iPad mini 4

3 anos depois da Apple ter lançado o primeiro iPad Mini, três gerações surgiram no mercado. Umas com mais sucesso do que outras, sendo que todas brilharam à sua maneira.

Este ano, no evento de Setembro, como os rumores já indicavam há algum tempo, chegou a 4ª geração do iPad Mini. Discretamente apresentado, este foi anunciado como sendo a versão mini do iPad Air 2, transportando com ele a sua performance e design.

Design

Nesta nova geração,  a linha Mini recebeu uma atualização no seu design, tornando-o mais parecido ao iPad Air 2. Tendo este tablet apenas 6,1cm de espessura, e 299 gramas, transforma-se no iPad Mini mais portátil,  fino, e leve de sempre!

image

Ecrã

Com um ecrã retina de 7,9 polegadas, uma das novidades foi a implementação dos conhecidos  ecrãs laminados já existentes no iPad Air 2.

A meu ver, este novo iPad Mini, devido ao seu ecrã, dá um salto na sua qualidade de imagem, em comparação com as gerações anteriores. Podem consultar os testes comparativos feitos entre este modelo, e outros iPads aqui.

 

image

Processador e Memória RAM

Quanto ao seu processador, este vem equipado com uma nova geração do já conhecido processador A8 (o mesmos do iPhone 6), mas com melhores resultados na sua CPU e Gráficos. O iPad mini vem equipado com 2GB de RAM dando um salto em relação aos seus antecessores, facilitando assim as novas funções multi-tarefa do sistema.

Através do já conhecido Geekbench test, registámos resultados impressionantes. Resumindo, no teste feito à sua performance,  percebemos que estamos perante um tablet poderoso, capaz de rodar dos jogos mais pesados, aos aplicativos mais simples de uma maneira fluída, e sem bugs.

 

IMG_0477IMG_0478IMG_0479

Novidades de software

Com a chegada do iOS 9, as novas funções multi-tarefas fizeram a sua aparição, sendo que uma das mais desejadas pelos utilizadores era o Split-view (duas apps em simultâneo no ecrã). Graças à atualização da RAM, esta e outras funções (Slide Over, Picture-in picture)  garantem a sua presença neste tablet , fazendo assim as delícias dos utilitários,  transformando-o num dispositivo mais produtivo.

image

 

Som

Neste parâmetro, este novo Mini, apresenta uma melhoria  significativa tendo um som mais alto, com uma melhor profundidade, e nitidez, revelando-se uma óptima escolha para quem usa o tablet para momentos de lazer.

image

 

Câmara

Com uma câmara de 8 Megapixels ,esta, apresenta-nos uma melhor qualidade na produção de fotos/vídeos no iPad. No que respeita ás novidades da câmara, o Ralenti (Comando produção de vídeos em câmara lenta, já adicionado nos iPad Air 2),foi também adicionado, dando assim ao utilizador ferramentas para produzir vídeos com mais criatividade.                                                            A sua câmara frontal  não  apresenta nenhuma modificação, sendo os seus resultados iguais a anteriores modelos.

image

Bateria

No que respeita ao parâmetro bateria, esta apresenta 10 horas de utilização moderada, revelando uma óptima autonomia na reprodução de jogos, conteúdos multimédia, navegação na WEB, ou trabalhando na redação de documentos.

Sem

Acessórios

Neste momento, na sua loja online, a empresa disponibiliza duas capas, que funcionam em conjunto, sendo vendidas separadamente.
Uma delas é a já famosa smart cover, utilizada para proteger o ecrã do seu iPad. A novidade deste ano é a silicone case, elaborada para proteger a parte traseira de alumínio do tablet.
As duas, funcionam muito bem em conjunto, proporcionando uma protecção total na portabilidade do dispositivo, remetendo-nos visualmente para parecenças com as antigas smart cases.

image

Veredito Final

Concluindo, e depois de 2 meses de uso intensivo, esta nova geração, surpreende o utilizador pela sua versatilidade, autonomia da bateria, facilidade de transporte, design, e qualidade de ecrã. Esta é uma óptima escolha para miúdos e graúdos, sendo este um poderoso tablet, tanto para uso escolar, profissional, ou apenas momentos de lazer com a família.

Na avaliação final do dispositivo, atribuímos a nota 9, tendo como critérios os seguintes parâmetros:

0 comentários