Auscultadores Wize & Ope

Para quem não está familiarizado com a marca, a Wize & Ope oferece uma diversa gama de produtos, óculos de sol, relógios, figuras colecionáveis… que pretendem personificar um estilo de vida urbano, prático e revelador das últimas tendências.

Quase todos os seus produtos partilham o conceito de transformação, não fosse o “Ope”, presente no nome da marca, um sinónimo de “open minded” conforme assim nos revela a sua descrição. Assim estes Wize & Ope HYH “How Ya Hear Me Now”, não são uma exceção ao conceito de personalização e incluem logo à partida um par extra de almofadas que nos permite alternar entre combinações.

Estrutura e qualidade de construção

Os Wize & Ope HYH fazem parte da classe de auscultadores supra-aurais, que se ajustam sobre as orelhas; modelos que estão cada vez mais em voga, sobretudo entre o público mais jovem.

Os vários materiais utilizados são de boa qualidade, desde o tecido que envolve a banda de suporte, que é lavável no seu todo e perfurado na parte em contacto com a cabeça, para uma melhor refrigeração; às peças de plástico onde encaixam os aros metálicos de ligação aos suportes das almofadas, que apresentam um sistema de encaixe robusto, mas ao mesmo tempo flexível o suficiente para evitar quebras por gestos mais bruscos.

De notar também o cuidado no reforço dos pontos que, à priori, são considerados mais frágeis num equipamento deste tipo, isto é: as extremidades do cabo que efetuam a ligação ao suporte da almofada e à ficha jack 3.5mm, e o comando de controlo de funções, onde o botão, por ser de pequena dimensão, facilmente se tornaria suscetível de partir ou encravar, não fosse estar bem integrado e preparado para utilizações intensivas.

Alguns pequenos detalhes não foram esquecidos, como por exemplo os logos da marca gravados nas laterias exteriores, em baixo relevo, e sobre o metal, nas peças de encaixe interiores do suporte.

Referência extremamente positiva merece ainda a perfeita conjugação conseguida entre os diversos materiais utilizados, integrados de forma plena, onde devido à sua diversidade, (metal, plástico, tecido) seriam facilmente subjugados à síndrome de parecerem uma manta de retalhos, como habitualmente vemos em conjuntos da mesma gama.

Som e Isolamento

Os Wize & Ope HYH pertencem a uma gama de auscultadores em que o som não pode ser considerado como ponto de excelência, mas no entanto a performance neste capítulo está longe de ser um aspeto secundário.

Apesar de se tratar de um modelo de baixa impedância (32 Ω), os -110dB de sensibilidade permitem atingir elevados níveis sonoros, sem qualquer tipo de distorção, mesmo com volume no máximo, em ambos os dispositivos testados.

Os graves são fortes e profundos, conferindo agressividade às músicas que deles usam e abusam, mas sem nunca chegarem ao ponto de se sobreporem aos médios e agudos. Contudo os médios e os agudos não são tão marcantes, nem nunca chegam a ser estridentes (no caso dos agudos), embora estejam bem presentes, mas não tão profundos quanto os graves.

O isolamento foi um ponto que surpreendeu pela positiva, uma vez que apesar de serem do tipo supra-aurais e por isso não permitirem uma total imersão, proporcionam contudo um bom isolamento, onde o ruído externo é bem filtrado, notando-se pontualmente alguns elementos de ruído ambiente, mas que raramente interferem na reprodução de som proveniente dos auscultadores.

Portabilidade e conforto

O formato dobrável que apresentam permite que Wize & Ope HYH sejam facilmente transportados. Como o seu tamanho não é exagerado, quando retirados dos ouvidos, possibilitam que sejam facilmente colocados e transportados em volta do pescoço, sem causar qualquer tipo de incómodo ou risco de queda.

As almofadas são revestidas de um tecido confortável e macio, o que as torna agradáveis ao toque e mais maleáveis à medida que a sua utilização aumenta, elevando assim os níveis de conforto. Pelo facto de serem substituíveis, o revestimento das almofadas integra-se num encaixe de plástico, que em movimento de rotação se desencaixa do resto do conjunto.

No entanto algum desconforto pode ser notado após utilizações prolongadas (superiores a uma hora), devido à pressão exercida, que apesar de ser algo comum à generalidade dos auscultadores supra-aurais, é no entanto necessária para a oferecer um bom isolamento.

Cabo e comandos

O cabo fixo de 1metro é todo ele revestido a tecido, sendo o comando e o microfone integrados numa posição próxima do auscultador (20cm) e dentro do campo de visão, de forma a proporcionar um fácil manuseamento no que toca ao controlo de chamadas de telemóvel ou reprodução de música.

O som proveniente das comunicações é claro e o alcance do microfone é suficiente, mesmo estando em posições distantes e/ou opostas à propagação da voz.
O comando apesar de apresentar apenas um botão, é perfeitamente capaz de controlar a reprodução/pausa de música e o atendimento/conclusão de chamadas a 1 toque; alternar entre a faixa anterior a 2 toques e a seguinte a 3, e quando pressionando continuamente, ativa o controlo de voz ou a Siri, conforme o sistema ativo no vosso iPhone, iPod ou iPad.

Como ponto chave neste capítulo destaca-se um aspeto muito interessante e que não costuma figurar neste tipo de modelos, uma entrada jack 3.5mm (saída de sinal) incluída no comando, o que permite partilhar a música que estamos a ouvir no momento.

Especificações

  • Dobráveis para um fácil transporte
  • Splitter “Friends Plug” para partilhar a sua música com outra pessoa.
  • Proteções/almofadas dos auscultadores removíveis (incluí um par extra)
  • Comando com 1 botão de controlo e microfone
  • Diafragmas – 40mm
  • Impedância – 32Ω
  • Sensibilidade – 110dB
  • Fio revestido a tecido (1m de comprimento)
  • Jack stereo 3.5mm
  • Embalagem especial com toque de borracha
  • Cores disponíveis: Preto, Branco, Cinzento, Vermelho, Azul Royal, Amarelo, Rosa, Púrpura e Castanho Kaki
  • Preço recomendado de venda ao público: 49,95€

Compatibilidade

A análise aos auscultadores foi efetuada em conjunto com um iPhone 5 (iOS 6) e um Macbook 5,1 (Mac OS X 10.5.8). Contudo o controlo remoto e o microfone são compatíveis com a maioria dos dispositivos Apple, HTC, Samsung, Blackberry, LG e Motorola, embora as funções possam variar de modelo para modelo.

O microfone é igualmente compatível com a maior parte das aplicações, como Skype, Viver, iChat, e outras aplicações de gravação de voz e transmissão de áudio.

Aspetos positivos

  • Relação qualidade/preço uma vez que conjuga um excelente design e qualidade de construção com uma qualidade sonora mais que aceitável para este nível de preço.
  • Isolamento do ruído exterior
  • Integração no comando de ficha jack 3.5mm, para partilha de som
  • Possibilidade de personalização com a troca das almofadas – Incluí par extra

Aspetos a rever

  • Após utilização prolongada podem tornar-se desconfortáveis, devido à pressão exercida, embora o efeito se atenue após habituação e frequência na utilização
  • Profundidade de graves em comparação com médios e agudos
  • Não incluí bolsa de transporte, apesar do conjunto ser dobrável e vir acondicionado numa elegante embalagem com um toque especial de borracha.

Produto distribuído em Portugal por Génios Activos.

0 comentários