ResearchKit coloca 11 mil pessoas a participar num estudo em apenas um dia

Apple ResearchKIT

As novidades apresentadas no recente evento Apple foram muitas. Umas geraram buzz instantâneo outras foram ganhando destaque ao longo dos últimos dias, como é o caso do ResearchKit que em apenas um dia juntou 11 mil pessoas a participar num estudo.

Para quem ainda não sabe, ou anda mais distraído, o ResearchKit é uma framework de software focado em pesquisas médicas. Por outras palavras, podemos dizer que é um pacote de aplicações que vão ajudar várias pesquisas e estudos médicos recolhendo informações dos utilizadores.

Por enquanto os estudos em foco estão relacionados com as temáticas Parkinson, diabetes, asma, cancro da mama e doenças cardiovasculares. E foi para esta última temática que o ResearchKit já conseguiu um feito histórico: 11 mil pessoas a partilhar dados em apenas um dia!

O estudo em causa, “MyHeart Counts”, está a ser levado a cabo pela universidade de Stanford. E segundo declarações da diretora deste mesmo estudo (Alan Yeung), seriam necessários 50 centros de pesquisa e um ano para reunir este número de indivíduos.

Sem dúvida que o ResearchKit veio revolucionar a rapidez com que são recolhidos dados para a realização de estudos médicos. Mas será tudo isto um mar de rosas? Não. Ainda há muitas questões a analisar e muita coisa a melhorar.

O ResearchKit consegue reunir uma enorme quantidade de dados em tempo recorde. No entanto, nem todos os dados vão poder ser usados. Seja por problemas técnicos no ato da recolha dos mesmos, seja por problemas relacionados com a privacidade dos utilizadores.

Mas uma coisa é certa. A Apple veio revolucionar a área da saúde, colocando a tecnologia e a partilha da sociedade a trabalhar para a mesma.

0 comments