Reparar o iPhone 5 sai caro e a culpa é da Apple

Deixar cair um iPhone ao chão pode tornar-se numa valente dor de cabeça especialmente se for um iPhone 5, os custos de reparação continuam a ser bastante elevados e a culpa parece ser da Apple.

Oito meses depois de ter sido lançado o iPhone 5 ainda continua a ser um dispositivo caro de reparar.

De acordo com a análise feita pela MarketWatch os custos de reparação do iPhone 5 são muito elevados devido ao controlo que a Apple tem sobre a produção dos componentes e das peças de reparação.

A Apple controla tudo para o iPhone 5. A Apple está a tentar levar as pessoas a adquirirem o Apple Care por 99 dólares para que estas recorram aos seus serviços nas lojas Apple.

Reparar o ecrã do iPhone 5 pode custar cerca de 200 dólares o que é bastante dispendioso tendo em conta que reparar o ecrã do iPhone 4S pode custar “apenas” 95 dólares (preços iFixit).

Outro pormenor interessante é que o iPhone 5 é mais fácil de reparar quando comparado com o processo de reparação do iPhone 4S. Segundo o guia de reparação do site iFixit para reparar o ecrã do iPhone 5 são necessários 23 passos e o nível de dificuldade da reparação é considerado moderado em quanto para reparar o ecrã do iPhone 4S são necessários 37 passos e o nível de dificuldade é considerado difícil.

A Apple ao controlar a quantidade de peças de reparação que lança para o mercado consegue de certa maneira manter os custos de reparação do dispositivo elevados.

No entanto a Apple parece estar a aliciar os consumidores Americanos a comprarem o AppleCare+ for iPhone, ao comprarem o AppleCare + os consumidores têm direito (entre outras coisas) à reparação do seu iPhone caso este sofra até dois incidentes devido a mau manuseio ou danos acidentais.

Este pacote é bastante vantajoso para os consumidores Americanos já que na grande maioria dos casos o custo de reparação do iPhone é superior ao custo de aquisição do iPhone dado que o iPhone em determinados planos fica a baixo dos 200 dólares.

Em Portugal o AppleCare + não está disponível.

Em quanto a Apple não libertar peças suficientes para o mercado os custos de reparação do iPhone 5 vão continuar a ser elevados, mas tudo pode mudar já que quantos mais iPhones 5 forem vendidos mais barato fica produzir as suas peças e isso também faz baixar o custo de reparação do dispositivo.

0 comments