Review: Withings Pulse O2

Os wearables são cada vez mais uma tecnologia em ascensão, desde os equipamentos mais simples que têm funções básicas até aos mais potentes com diversas funções como é o caso do Withings Pulse O2 ou do Apple Watch que será lançado em Abril.

O Pulse O2 é um equipamento lançado pela Withings e que monitoriza toda a nossa atividade diária. Desde os passos que deu, à monitorização do sono, as calorias que gastou e a distância que percorreu, passando também pelo ritmo cardíaco e pelos níveis de oxigénio no sangue.

O aparelho pode ser usado no pulso através de uma pulseira incluída na embalagem ou pode ser preso às calças ou a qualquer outro sítio através do clipe incluído também. Quando tivermos disponibilidade para tal podes através de Bluetooth sincronizar o aparelho com a aplicação. O Pulse O2 tem também uma função de sincronização automática contudo e como mencionamos posteriormente nem sempre funciona.

Primeiros Passos

A configuração inicial do Pulse O2 é bastante fácil e intuitiva. Basta apenas instalar a aplicação no seu iPhone e inscrever-se na plataforma da Withings, entre os dados que são necessários incluem-se o peso e a altura para ser possível fazer um rastreio destes dados.

Depois disso, é apenas necessário personalizarmos o nosso aparelho escolhendo os ecrãs que queremos que ver no ecrã, por exemplo o ecrã das horas, o ecrã das calorias gastas, etc.

Funcionalidades do Pulse O2

Como já foi referido o Pulse O2 tem mais funcionalidades do que os monitores de atividade comuns, já que para além dos habituais contadores de passos, a elevação e as horas de sono, tem também um medidor de pulsação e de níveis de oxigénio. Contudo, a Withings consegue incluir mais algumas funcionalidades tais como as calorias gastas. Permite ainda monitorizar o nosso peso e definir metas de peso, mas estes dados têm que ser inseridos manualmente (ou através de um outro produto da Withings).

A aplicação tem ainda um sistema de medalhas e que nos faz compreender de uma maneira menos abstrata os dados que recolhemos com o nosso aparelho.

A medição de ritmo cardíaco e dos níveis de oxigénio no sangue

A aplicação para iOS permite ainda definir alertas para por exemplo: “Tomar o Pequeno-Almoço”, “Lembrar-me para comer fruta”, “Beber Água”, “Fazer chamadas enquanto anda” ou até “Estabelecer um ritual antes de dormir”.

A bateria do Pulse O2 é também outro dos pontos bastante positivos do aparelho, segundo os nossos testes conseguimos ter uma bateria que durou cerca de 7 dias sem recarregar. Mas, o carregamento é muito fácil e rápido.

Design

O design do Pulse O2 não sendo dos melhores que já vimos também não é mau.

O Pulse O2 tem um design em forma de retângulo feito em plástico, o que dificulta usar no pulso uma vez que pode por vezes ser desconfortável. Na parte superior do aparelho temos um ecrã touch que nos permite navegar entre os ecrãs (horas, passos, calorias gastas, ecrã de medição do ritmo cardíaco). Num dos lados temos um botão que permite ligar e desligar o Pulse e fazer a mudança entre dois ecrãs. No outro lado temos um botão Micro-USB que permite carregar o aparelho, de destacar a utilização do Micro-USB uma vez que não precisamos de um cabo específico para o carregar.

IMG_0698_2_1

Aplicação para iOS e Web

Para esta análise usamos a aplicação para iOS do Pulse e adorei. A aplicação tem um design totalmente integrado no iOS, é rápida e muito intuitiva com cores claras que habitualmente ligamos a uma vida saudável.

No ecrã inicial temos uma timeline (parecida com aquela que temos no Facebook) e onde podemos ver o nosso progresso ao longo do dia. Desde as horas que dormimos e o gráfico, o gráfico dos passos que demos ao longo do dia, as medalhas que vamos recebendo, as medições de pulsação e se cumprimos ou não os objetivos diários, 10.000 passos e 8 horas de sono. Fica a faltar a possibilidade de definirmos os nossos próprios objetivos, uma vez que a Withings utiliza as recomendações da Organização Mundial de Saúde e não existe nenhuma opção para personalizarmos isto.

Aplicação Pulse iOS -2 Aplicação Pulse O2-1

Na aplicação temos ainda a nossa Dashboard onde podemos ver todos os nossos dados, incluindo o peso. A Leaderboard onde podemos desafiar os nossos amigos, o nosso Perfil onde podemos ver todos os dados, os Alertas e os Dispositivos onde podemos fazer a gestão do nosso Pulse O2.

A sincronização é feita através de Bluetooth e é rápida e intuitiva contudo, uma das funcionalidades do aparelho é a sincronização automática mas durante os nossos testes não conseguimos que o aparelho fizesse a sincronização automática dos dados.

Um dos pontos menos positivos da aplicação é o facto de não estar totalmente traduzida em português.

A aplicação Web é um complemento à aplicação móvel e permite ver gráficos mais elaborados e fazer a gestão da nossa conta de maneira mais eficaz. A aplicação está disponível aqui.

Captura de ecrã 2015-02-10, às 22.24.34

Captura de ecrã 2015-02-10, às 22.24.21

De referir ainda que está também disponível uma versão da aplicação para Android.

Acessórios

O Withings Pulse O2 tem uma vasta gama de acessórios que podemos incorporar. Na embalagem vêm incluído dois acessórios, uma bracelete e um clip para o podermos prender por exemplo às calças.

Contudo, na loja da própria Withings podemos encontrar mais acessórios, desde braceletes de pele, e clips de cores variadas. Tornando assim o Pulse O2 um autêntico acessório de moda.

Veredicto Final

O Withings Pulse O2 é sem dúvida um aparelho bem construído, com um design que embora não seja dos melhores cumpre o prometido. Para quem deseja um fitness tracker de boa qualidade e não quer gastar muito dinheiro é sem dúvida um produto a ter em conta. Outra das coisas que o distingue de todos os outros aparelhos do mesmo género é o facto de ser dos poucos que permite medir a pulsação e os níveis de oxigénio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pontos Positivos

  • Design da aplicação para iPhone
  • Pedómetro bastante preciso
  • Preço acessível
  • Monitorização de ritmo cardíaco e níveis de oxigénio
  • Bateria

Pontos Negativos

  • Não é resistente à água
  • Monitorização do sono não é automática
  • Não é possível medir o ritmo cardíaco e os níveis de oxigénio com a pulseira posta
  • Ecrã não está sempre ligado e em situações com muita luz não se vê
  • Não é possível definir os nossos próprios objetivos

Como e onde comprar

Em Portugal o Withings Pulse O2 é vendido pela Servisoft e poderá adquirir diretamente. Poderá também encontrar e comprar no próprio site da Withings. Este aparelho encontra-se ainda à venda nos revendedores Apple em Portugal, como a Promais, iLook, iStore ou GMS Store.

Para mais informações consulte a central de ajuda da Withings.

0 comments