Programadores desiludidos com o Apple Watch

Trivia Crack no Apple Watch

A performance do Apple Watch sempre foi criticada por um vasto leque de utilizadores e, apesar de ser um dos “objectos de desejo” da Apple, esta nova gama de dispositivos ainda precisa de muitas melhorias. As limitações que a empresa está a colocar ao wearable deixam muito a desejar a alguns programadores, tanto que os mesmos preparam uma “revolução” e estão a abandonar a programação de apps para o relógio da marca por tempo indeterminado.

A frustração dos programadores está a aumentar porque a Apple parece que não se está a aplicar nem a dar credibilidade a este dispositivo. No entanto, a frustração não se resume apenas aos programadores e os utilizadores também se revoltam, pelo facto de não existir uma grande variedade de aplicações para o relógio.

A Realm, uma companhia que actua no mercado tecnológico obtendo informações da utilização de dispositivos móveis, de mais de 100.000 programadores, numa entrevista à Business Insider referiu que:

“On a weekly basis we’re seeing very few Watch apps, compared to iOS apps,” says VP Tim Anglade. “For every 1,000 new iOS apps being built, there are 10 tvOS apps and maybe 1 Watch app” …

Ou seja, as estatísticas obtidas pela Realm mostram que existem poucas apps para o WatchOS comparativamente com as do iOS. O próprio Vice Presidente da empresa, Tim Anglade  exemplifica em entrevista que, “Para cada 1.000 novas apps do iOS, há 10 novas apps tvOS, e talvez apenas uma app para o relógio.

Tim alerta que o que está a acontecer é uma “corrida ao ouro”, o que aconteceu ao Apple Watch vai acontecer à Apple TV. É a febre da novidade, e que esta febre pelo Apple Watch não será reanimada até que o mesmo consiga correr apps independentemente do iPhone. Como sabem o relógio só consegue ter a sua verdadeira plenitude com a integração de um iPhone.

Mas porque acontece esta limitação de aplicativos para o WatchOS? A Apple não avalia nem valida as aplicações que são submetidas na App Store? Entende-se que existam mais dispositivos iOS activos do que relógios em todo o mundo, mas não existe necessidade de restringir o número de aplicações disponibilizadas para o WatchOS.

Será que a Apple se vai pronunciar oficialmente sobre esta “revolta” dos programadores? Mas apesar destas frustrações, o Apple Watch é um sucesso de vendas apesar do seu preço um pouco superior em relação aos produtos da concorrência. Espera-se que ainda este ano a empresa apresente o Apple Watch 2 o qual pode vir com algumas novidades.

 

0 comentários