Praga de apps falsas continua na App Store com a chegada do SBSettings

app store fake apps

Parece que há um grupo de atacantes determinado a demonstrar que a validação de apps na App Store não passa de uma ingénua ilusão. Depois de recentemente termos visto um Halo 4 falso a chegar ao iOS, é agora vez de mais algumas apps chegarem para tentarem enganar alguns utilizadores.

Uma delas é o iBlackList, que promete a capacidade bem útil de poder bloquear chamadas indesejadas… mas que infelizmente é impossível de ser feita por uma app no iOS (pelo menos, com as APIs actuais que a Apple disponibiliza aos developers). As apps “sérias” que oferecem este tipo de serviço usam serviços externos de reencaminhamento de chamadas, para fazerem a validação das chamadas antes de as reencaminharem para o iPhone… e por isso não são bem o que os utilizadores pretenderiam. A avaliar pelos diversos comentários a esta app, já há vários que foram enganados.

A segunda tentar enganar utilizadores com um isco bem apetitoso: a fama já angariada pelo popular SBSettings, popular modificação para quem tem jailbreak e que permite adicionar atalhos de acesso rápido a vários settings do iPhone. Agora, temos que lidar com um SBSettings falso na App Store, que apresenta uns ecrãs bonitos, mas que também anuncia coisas que são impossíveis de fazer um iOS sem jailbreak. (E neste caso, até tem vários comentários positivos que, das duas uma: ou são comentários feitos com contas falsas, para ajudar a “vender” o produto falso; ou são comentários feitos referentes a uma qualquer versão anterior da app, completamente diferente da que agora está a ser vendida/anunciada. Isto é, pode tornar-se numa boa táctica oferecer uma app efectivamente interessante gratuitamente, para ganhar bons ratings… e depois “mudar as imagens/nome” por-lhe um preço em cima, e ver se há quem caia!

Obviamente… fica o alerta para que não se aventurem a comprar apps “milagrosas” que apareçam na App Store… e fica novamente demonstrado que o processo de validação das apps que é feita pela Apple… não serve de nada para garantir que as apps que lá aparecem são aquilo que dizem ser.

0 comentários