Play Kachi: Quando a matemática se transforma em diversão

Todos nós já lemos e ouvimos dezenas de estudos que salientam que a utilização de tablets e smartphones por parte das crianças possuem efeitos maléficos. As opiniões acerca deste tema divergem, mas muitos dizem que as crianças não devem passar tanto tempo com este tipo de dispositivos, mesmo sabendo que são o futuro.

Dessa forma, para quebrar esse paradigma foi desenvolvida uma aplicação que pretende transformar a matemática num jogo atrativo. Durante 250 desafios, as crianças entre os 8 e os 12 anos, podem passar mais tempo com os tablets sem o “desperdiçarem” em jogos onde a aprendizagem é inexistente ou quase nula.

Estes desafios foram projectados para que as crianças possam jogar e aprender matemática. O conhecimento dessa temática é o “bem” essencial para se conseguir viajar entre os planetas da galaxia do fogo, local onde decorre a história de Play Kachi.

Este jogo está adaptado para iPhone e iPad e ajuda as crianças a manterem a concentração, a motivação e estimula-as para a aprendizagem a brincar. A parte interessante é que o jogo abrange a totalidade do programa escolar da disciplina do 4º ano.

Uma breve sinopse de Play Kachi:

Kachi e Doei estão numa aventura em direcção ao espaço intergaláctico com partida de Dzaza. Mas a viagem não lhes corre bem, pois entram num buraco negro e o seu destino acabou por se tornar diferente do que aquele inicialmente estipulado.

O buraco negro leva as nossas duas personagens para a galáxia do fogo, onde tudo é diferente daquilo que conhecemos. Kachi e Doei vão ter de recuperar o reactor da nave que se despenhou após a entrada na galáxia do fogo.

Mas não é tudo assim tão fácil, para conseguirem recuperar o reactor da nave vão ter de percorrer os cinco planetas da galáxia, cada um dos planetas possui um significado muito especial, cada um deles possui uma ligação matemática, um tema, um assunto, novos desafios…

Os cinco planetas da galáxia do fogo são:

  • Nawa – Estatística;
  • Kunchi – Números naturais e operações;
  • Orkut – Geometria;
  • Achira – Medidas e operações;
  • Bakuchim – números racionais e operações.

Para incentivar as crianças a melhorarem os seus conhecimentos, podem competir entre si. Para além dos desafios em cada planeta as crianças podem tentar entrar no “Top 100”, dos melhores jogadores, neste caso os melhores “matemáticos”. Durante o percurso pelos planetas podem ainda ganhar medalhas que ajudam a desbloquear novos desafios para além dos 250 existentes. Podem ganhar Tuks, a moeda virtual para reconstruir rapidamente o reactor que se encontra danificado. Mas como em tudo o que nos rodeia, os Tuks só são obtidos como recompensa do esforço, neste caso são ganhos através do conhecimento matemático do jogador.

Desafios entre outros jogadores, com duelos cronometrados ajudam as crianças a optimizar o raciocínio. Entre muitas outras que ajudam a criança a divertir-se enquanto aprende. A aplicação é da autoria de Isabel Oliveira e Teresa Fernandes e foi desenvolvida pela TecField, empresa que também desenvolveu a aplicação do iClub. Para mais informações detalhadas, podem sempre visitar o site oficial do Play Kachi.

Play Kachi
Price: Free+

 

0 comments