Philips Hue – lâmpadas inteligentes na Apple Store

Quando vi a notícia que a Apple iria começar a vender lâmpadas inteligentes, confesso que até fiquei assustado. É que já estava a ver mais um caso de uma tecnologia que existe há anos, mas em que niguém parece ainda ter apostado a sério (e com preços acessíveis), e que seria a Apple novamente a vir fazer o papel de grande herói a trazer isto para o mercado, para todos, e de forma que todos desejassem.

nem vamos falar do Android@Home… que depois da apresentação com pompa e circunstância… parece ter desaparecido sem deixar rasto! (E que tinha prometido lâmpadas deste estilo, para o final de… 2011!)

Mas… não foi ainda a ofensiva Apple que eu imaginava. A Apple vai simplesmente vender nas suas Apple Store as lâmpadas Philips Hue.

As Philips Hue são lâmpadas LED “inteligentes” que podem ser controladas a partir de uma App no iPhone ou iPad.

O sistema dá uso a um pequeno aparelho que se liga ao router WiFi e que comunica com as lâmpadas (via wireless, usando ZigBee), e quanto às lâmpadas… é só colocá-las nos casquilhos que desejarem, como qualquer lâmpada normal. A Philips diz que futuramente disponibilizará lâmpadas de outros tipos: spots, downlights, etc.

Com o sistema todo instalado, podem configurar as lâmpadas ao vosso gosto, dando-lhes os nomes que desejarem (sala, quarto, etc.), criando grupos, e podendo mudar a intensidade e cor de cada uma ao vosso gosto. Não faltam também os cenários pré-configurados, que podem ser activados automaticamente em horários pré-programados. Caso desejem controlá-las remotamente quando estão fora de casa, também o podem fazer a partir de um portal online.

O sistema permite também uma funcionalidade interessante, que é a de gerar notificações caso algo aconteça – ou não. Por exemplo, podem perdir para ser avisados caso uma lâmpada não seja ligada durante um certo tempo durante a manhã: o que poderá servir para alertar caso alguma pessoa idosa esteja com problemas para se levantar da cama; ou alguma criança mais dorminhoca se esteja a atrasar para ir para a escola.

O starter kit traz a bridge ZigBee e três lâmpadas (custa $199) e podem comprar lâmpadas adicionais por $59. Não é barato mas, ao menos é um sistema que dá uso a um protocolo aberto e standard, o que facilita a sua integração com outros sistemas. Por agora as Philips Hue são de venda exclusiva na Apple Store e também deverão estar disponíveis na loja portuguesa a partir de hoje.

0 comentários