Perfecionismo de Steve Jobs pode encarecer ainda mais a construção do novo Campus 2

A construção do novo Campus 2 também conhecido por “Spaceship campus”, não está a ficar nada barata para a Apple a derrapagem orçamental pode aumentar em cerca de 2 mil milhões dólares o custo inicial da obra.

A Bloomberg Businessweek publicou um artigo bastante extenso que revela além de outras informações a derrapem orçamental que o Campus 2 da Apple está a “sofrer”.

Os números envolvidos não são nada pequenos e o projeto poderá sofrer uma derrapagem orçamental de 2 mil milhões dólares e pode fazer com que a construção do Campus 2 atinja os 5 mil milhões dólares.

Campus 2-01

De acordo com a informação da reportagem a Apple está a tentar cortar em cerca de mil milhões dólares os custos do projeto mesmo antes de começar a sua construção.

Mas quem será o causador desta derrapagem?

Segundo a Bloomberg Businessweek o culpado poderá ser mesmo o Ex CEO da Apple, Steve Jobs.

O perfecionismo extremo de Steve Jobs está a fazer com que a obra do Campus 2 se torne demasiado dispendiosa. Steve Jobs pretendia que a construção do Campus 2 fosse como os seus produtos… perfeitos.

Campus 2-02

Tanta perfeição exige muito detalhe e cuidado nos materiais escolhidos e Steve Jobs queria ver isso refletido no Campus 2.

Aqui ficam alguns detalhes que estão a contribuir para os custos elevadíssimos do projeto.

– 6 quilómetros quadrados de vidro curvo fabricado pela Seele na Alemanha que usam processos especiais para evitar o embaciamento e distorções. A própria empresa Seele duplicou o tamanho das suas instalações para responder a este projeto específico.

– Por indicações de Steve Jobs, os intervalos entre as superfícies não devem ser mais do que 1/32 de uma polegada, muito mais apertado do que o padrão típico de 1/8 de polegada utilizado na construção dos EUA.

– Os tetos de cimento polido devem ser construidos em moldes e depois montados no local para assegurar a sua uniformidade, em vez de serem construídos no local. Este requisito “deixou a pessoa envolvida no projeto sem palavras.”

Como podemos ver Steve Jobs era um homem com ideias bastante invulgares e isso está a fazer com que este novo Campus atinja valores de construção exorbitantes.

Os investidores já mostraram a sua preocupação relativamente aos custos deste projeto e questionam se a empresa terá mesmo que seguir a vontade de Steve Jobs.

O Campus 2 ficará concluído em meados de 2016.

 

 

0 comentários