Patente transforma iPhone e Apple Watch em chave de carro

As capacidades dos dispositivos da Apple ainda são desconhecidos por completo, todos os dias surgem novas aplicações para iPhones, iPads e Apple Watch que são capazes de reinventar o propósito dos dispositivos. Esta nova patente da Apple mostra-nos novas capacidades de segurança, se assim se pode considerar, para estes dispositivos. Certamente que já ouviram falar do Projecto Titan, o projecto supostamente “secreto” da Apple. De uma forma resumida, e para quem nunca ouviu falar do Projecto Titan, este projecto consiste no desenvolvimento de um carro inteligente e elétrico.

Este veiculo é quase uma utopia, pois é um mercado onde nunca vimos a Apple a encaixar-se nem nunca se pensou que a maior empresa tecnológica do mundo fosse seguir esse caminho. A gigante de Cupertino segue assim os passos da sua rival Google – que tem nos últimos anos trabalhado intensamente num carro autónomo – e as pisadas da Tesla que, neste momento, tem no mercado um carro elétrico que pode ser autónomo.

Mas esta patente evidencia a existência de um futuro veiculo, e em que consiste a mesma?

Por aquilo que se consegue entender nas imagens, esta patente revela-nos a possibilidade de existir uma conectividade entre um veiculo inteligente e um dispositivo iOS ou até WatchOS. A principal funcionalidade, por aquilo que é possível interpretar na patente, é o acesso ao veiculo através de proximidade de dispositivos Apple. Basicamente esta patente transforma um Apple Watch ou um iPhone numa chave do carro.

Mas ainda é possível explorar mais o que é apresentado nesta patente. No futuro será possível conseguir personalizar o nosso veiculo, como por exemplo a posição dos bancos, ligar o aquecimento para uma temperatura agradável e até ligar o veiculo remotamente mesmo antes do condutor entrar.

Vamos imaginar que temos de emprestar o veiculo a alguém, será possível personalizar aquilo a que o condutor terá acesso. Isto funcionaria muito bem para empresas de aluguer de veículos, onde seria possível imobilizar o mesmo caso não fosse entregue no prazo previsto, limitar a distância percorrida, ou até mesmo para impedir que o veículo seja roubado durante a noite.

Nas empresas será possível controlar uma frota de automóveis, será possível dizer aos veículos que depois de chegarem à garagem só voltam a ficar disponíveis para funcionar no horário de expediente do próximo dia útil. Tudo isto com recurso a dispositivos secundários como os relógios da Apple ou iPhones.

0 comments