OS X Mavericks: Controle a actualização de aplicações via Store

Por Pedro Simões para o iClub / Pplware

A chegada do OS X Mavericks veio trazer muitas e boas novidades aos utilizadores do OSX. Muitas delas são fruto de pedidos dos utilizadores, que pretendem ver o seu sistema operativo mais autónomo e com a capacidade de fazer a sua gestão de forma automática.

Uma dessas novidades chegou à zona de gestão de actualizações do OS X, tornando-o capaz de gerir sozinho a forma como estas actualizações são feitas e instaladas.

Vamos conhecer um pouco melhor o que nos trouxe de novidades o OS X Mavericks neste campo.

Mavericks

No campo da gestão das actualizações de aplicações, o novo OS X Mavericks segue a mesma linha de desenvolvimentos que a Apple aplicou no iOS 7.

Tal como no sistema operativo móvel, também no Mavericks passou a ser possível delegar no SO a gestão das actualizações e a sua instalação.

Claro que o sistema fica assim mais simples de gerir e de manter actualizado, não tendo o seu utilizador de se preocupar em verificar constante e periodicamente pela existência dessas novidades.

Também tal como no iOS podemos ter esta opção activa ou não, dependendo da vontade do utilizador, e também podemos ver as actualizações que foram instaladas, nos últimos 30 dias, caso tenhamos a opção de actualização automática activa.

Mas não foi apenas nesta área que a Apple aplicou novidades e até mesmo dentro da loja podemos alterar os momentos em que pretendemos que as aplicações sejam instaladas.

Atrasar instalação na App Store

Mavericks

Sempre que os utilizadores virem na loja de aplicações a existência de actualizações de aplicações que tenham instaladas no Mavericks, podem decidir atrasar a sua instalação por vários períodos, para que assim possam continuar a trabalhar, sem que o sistema os esteja a alertar para essa necessidade.

Para usarem essa opção devem aceder à loja de aplicações, na área de actualizações, e aí, no botão Actualizar Tudo, expandir e ver as opções disponíveis.

Vão poder instalar no momento, instalar ao fim de uma hora, instalar mais tarde ou ser lembrado no dia seguinte. Depois de escolhida uma destas opções podem sempre alterá-la para outra.

Com esta opção, os utilizadores do Mavericks vão poder controlar de forma mais fina quando e como são instaladas as actualizações das aplicações e do próprio sistema operativo.

Configuração das actualizações no OS X

Mas, e porque nem todos os utilizadores querem que o sistema operativo faça essa gestão, o OS X Mavericks permite que activem ou desactivem essa capacidade.

Todos os que quiserem chamar a si a responsabilidade de gerir os processos de actualizações das aplicações e do sistema podem desactivar esta opção directamente nas Preferências do Sistema.

Comecem então por chamar as Preferências do Sistema e aí procurem a opção que vos dará acesso a todas as definições associadas à gestão das actualizações. A opção que devem procurar é App Store.

Mavericks

Ao acederem a essa zona de configuração vão ter a acesso a várias opções específicas e relacionadas com a forma com o Mavericks vai gerir a instalação das actualizações.

Podem configurar se o Mavericks dever procurar as actualizações sozinho, descarregando-as automaticamente ou não (em segundo plano), se queremos que estas sejam instaladas de forma autónoma, quer sejam actualizações de aplicações ou de sistema, e se queremos que o OSX descarregue aplicações compradas e descarregadas de outros Mac’s.

Em concreto, e para as configurações que nos propusemos alterar, as opções a ter em conta são as da instalação automática das actualizações de aplicações e/ou de sistema.

Mavericks

Esta nova funcionalidade do OS X Mavericks vem permitir aliviar aos utilizadores a tarefa de gerir e tratar das actualizações do software, sejam aplicações ou o próprio sistema.

Mas claro, todos os utilizadores que pretendam manter um controlo mais apertado do que é instalado na sua máquina podem simplesmente desactivar esta opção.

Esta é apenas mais uma amostra do trabalho que a Apple desenvolveu no seu novo sistema operativo, tornando-o mais simples de usar e ao mesmo tempo mais seguro.

Homepage: OS X Mavericks

0 comments